MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do RJ acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

Decisão sobre liberar ou não o item de proteção caberá a cada município do estado

Por Redação Multiplix
03/03/22 - 15:52
Governo do RJ acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados Após liberar máscaras ao ar livre, governo estadual acaba com obrigatoriedade do item em locais fechados | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou que vai publicar em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira, 3, um decreto que acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A decisão de liberar ou não cabe agora aos municípios.

Segundo o governo estadual, a medida ocorre porque o estado tem alta cobertura vacinal e há municípios com baixo risco para a doença.

Porém, o estado justificou o fato de ter delegado a decisão para cada cidade porque ainda há regiões que estão saindo da atual onda da Covid.

Mas, independentemente da decisão tomada por cada secretaria municipal, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, pediu que pessoas com sintomas da doença continuem usando o item de proteção.

“Recomendamos que pessoas com sinais e sintomas respiratórios mantenham o uso da máscara se forem entrar em contato com outras pessoas. O ideal é que essas pessoas façam isolamento”, disse.

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com as prefeituras das maiores cidades das regiões Serrana e dos Lagos para saber se pretendem desobrigar o uso das máscaras e aguarda retorno.

Máscaras ao ar livre já tinham sido liberadas

Desde outubro do ano passado, o uso das máscaras ao ar livre já tinha sido liberado pelo governo estadual.

Na época, o avanço da vacinação e a queda no número de casos do coronavírus foram as justificativas para a medida.

Monitoramento de casos vai continuar

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que seguirá com o monitoramento dos indicadores e a atualização semanal dos Mapas de Risco por região e por município para subsidiar as decisões das prefeituras.

Ainda segundo a SES, as medidas poderão ser revistas caso haja mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 no estado.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.