MENU

Portal Multiplix

Governo do Estado do Rio de Janeiro vai entregar 299 leitos em dez dias

Tratamento de pacientes com covid-19 será por meio de regulação das vagas

Por Redação Multiplix
25/03/20 - 10:00
Governo do Estado do Rio de Janeiro vai entregar 299 leitos em dez dias Estruturas modulares são semelhantes às usadas na China | Foto: Divulgação/Mauricio Bazilio (SES)

O Brasil já tem mais de 2.000 casos confirmamos do novo coronavírus, com 48 mortes até esta manhã. Desse número, 305 são no estado do Rio de Janeiro, que contabiliza seis óbitos pela infecção. Dado o agravamento da situação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro promete entregar, em dez dias, 299 leitos a três hospitais.

O Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns, em Volta Redonda, recebeu, nesta terça-feira, 24, 180 leitos. O Instituto Estadual do Cérebro, no Rio de Janeiro, já havia recebido 44. O Hospital Anchieta, também na capital, vai receber outros 75 leitos para tratar os infectados com covid-19.

Com a entrega no Hospital Anchieta, o Governo do Estado conclui, até o dia 30 deste mês, os 299 leitos abertos em dez dias. Os leitos vão ser usados por meio de regulação de vagas.

“Estamos conseguindo abrir esses leitos mais rapidamente do que imaginávamos. Isso foi possível porque antecipamos as ações de enfrentamento ao covid-19, como, por exemplo, a suspensão das cirurgias eletivas e abertura de unidades que estavam abandonadas”, afirmou o governador do Rio, Wilson Witzel.

O Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns vai abrir mais leitos e a unidade vai chegar aos 209 leitos para os paciente com o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as estruturas modulares são semelhantes às usadas na China, além de hospitais de campanha.

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, falou sobre a necessidade da criação dos leitos e a prevenção das pessoas em relação ao vírus.

“A busca por leitos e respiradores é incessante. Não estamos medindo esforços para evitar um colapso no sistema público de saúde. Contamos também com o apoio da população para que não saia de casa e que não busque unidades de saúde em casos leves”, disse o secretário.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.