Friburgo e Teresópolis mantêm transporte de pacientes em tratamento no Rio após megaoperação policial
Bom Jardim, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo optaram pela suspenção do serviço por considerar cenário instável na capital
Prefeituras de Friburgo e Teresópolis decidem manter serviços de transporte de pacientes ao Rio após megaoperação policial
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix e PMT
A megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, também trouxe reflexos para pacientes do interior que realizam consultas e tratamentos de saúde na capital.
Prefeituras do interior anunciaram, nesta quarta-feira, 29, mudanças no Transporte Fora de Domicílio (TFD).
A maioria das cidades que fazem parte da área de cobertura do Portal Multiplix optou por suspender o serviço, alegando possíveis riscos à segurança de pacientes e servidores diante do cenário de instabilidade na Região Metropolitana.
Apenas duas, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana, decidiram manter o atendimento.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Veja o que diz cada uma delas:
Região Serrana
Nova Friburgo
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o agendamento dos pacientes para realização de procedimentos fora do município é feito diretamente pelo governo do estado. Como não houve comunicação oficial sobre reagendamento das vagas, o serviço foi mantido normalmente nesta quarta-feira, 29, com fluxo regular de pacientes.
Teresópolis
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o transporte de pacientes que realizam tratamento em hospitais do Rio sofreu alterações [nos horários e rotas] no dia de hoje, 29, em decorrência dos últimos acontecimentos, mas segue normalizado a partir de amanhã, caso a cidade do Rio de Janeiro continue no estágio 1.
Bom Jardim
A Prefeitura de Bom Jardim, na Região Serrana, suspendeu todas as viagens de pacientes previstas para o dia 29, citando a operação policial em andamento na capital. A Secretaria Municipal de Saúde informou que entrará em contato com os pacientes para reagendar os atendimentos.
Região dos Lagos
Cabo Frio
A Secretaria de Saúde cancelou o TFD e o transporte de ambulâncias para o Rio e região nesta quarta-feira, 29, com o objetivo de garantir a segurança de pacientes e servidores. A prefeitura reforçou o compromisso de reagendar todas as consultas junto ao governo estadual.
Arraial do Cabo
O transporte de pacientes também permanece suspenso. A prefeitura informou que um novo comunicado será divulgado assim que a situação estiver normalizada.
Armação dos Búzios
A Prefeitura de Búzios informa que, em razão da situação que afeta o Rio de Janeiro, apenas os atendimentos de pacientes com consultas e exames agendados na capital foram impactados. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que os próprios pacientes com compromissos marcados nesta quarta, 29, e quinta-feira, 30, estão entrando em contato para remarcar seus atendimentos. A pasta segue acompanhando o cenário e, tão logo haja condições mais seguras e estáveis, as agendas serão mantidas normalmente. Caso contrário, novos reagendamentos serão realizados conforme a necessidade.
O que diz a Secretaria de Estado de Saúde
Em resposta aos questionamentos enviados pela reportagem, a pasta enviou o seguinte posicionamento:
A Secretaria de Estado de Saúde informa que não houve interrupção no atendimento nas unidades da rede estadual de saúde. Caso o paciente não tenha comparecido, o procedimento será remarcado.
Operação mais letal da história do estado
A Operação Contenção, deflagrada na última terça-feira, 28, mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão.
O objetivo foi conter a expansão do Comando Vermelho, cumprir mais de 100 mandados de prisão e desarticular lideranças criminosas que atuam na região.
A ação resultou em intensa resistência armada, com barricadas incendiadas, trocas de tiros e ataques de drones por criminosos.
Até o momento, é considerada a operação mais letal da história do Rio de Janeiro.
Municípios do interior reforçaram segurança e batalhões se colocaram de prontidão para prestar auxílio quando necessário.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






