MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estado do Rio: estratégias de vacinação vão ser feitas de acordo com faixa etária

Secretaria de Estado de Saúde mudou as táticas para nova fase da campanha contra a gripe

Por Redação Multiplix
24/03/20 - 16:07
Estado do Rio: estratégias de vacinação vão ser feitas de acordo com faixa etária Idosos procuraram a vacinação no primeiro dia de campanha contra a gripe | Foto: Alisson Dutra

Novas medidas foram anunciadas para a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a Gripe no estado do Rio. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a estratégica agora é vacinar por faixas etárias os idosos, a partir desta quarta-feira, 25. O modelo deve ser adotado por todos os 92 municípios fluminenses.

Na Região Serrana do Rio, a campanha zerou os estoques com as doses das vacinas em vários municípios, como Teresópolis e Nova Friburgo só no primeiro dia da iniciativa, na segunda-feira, 23. As doses vão ser distribuídas pela SES nesta quarta-feira, 25. Por conta da demanda o estado teve que reavaliar a situação com a nova estratégia.

De acordo com a SES, entre os dias 25 e 28 de março, pessoas com 80 anos ou mais devem buscar a imunização contra a influenza. Já do dia 30 de março ao dia 03 de abril, os idosos entre 70 e 79 devem se imunizar.

Já no período de 06 a 14 de abril, será a vez dos idosos entre 60 e 69 anos de idade. E a partir do dia 15 de abril, a vacinação será feita em todos os cidadãos com 60 anos ou mais, conforme nova estratégia do estado.

“Por causa do coronavírus, houve uma corrida desenfreada aos postos de saúde. Essa adaptação foi motivada para preservar a população, que não deve se aglomerar enquanto espera para ser vacinada”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Segundo Alexandre Chieppe, médico sanitarista da SES, nos locais de vacinação devem ser estabelecidos espaços por grupos específicos, de forma a evitar o contato das pessoas.

“Deve-se sempre priorizar locais abertos e arejados. E, se ocorrer formação de filas, o profissional de saúde deve orientar as pessoas que seja respeitada uma distância mínima de 1,5m entre elas”, disse Chieppe.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza (H3N2).

Casos no estado

Em 2020, o estado do Rio de Janeiro registrou 121 casos de influenza/SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 3 casos de H1N1, sem registro de óbito. Já no ano passado, foram 2.432 casos de influenza/SRAG e 168 casos de H1N1, com 62 óbitos.

Em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Saúde informou, através de nota, que existe um caso de H1N1 confirmado clínica e sorologicamente no município em 2020. A Secretaria ainda não repassou os dados relativos a 2019.

Em Nova Friburgo, através de nota, a prefeitura informou que a Secretaria de Saúde não possui registro de casos de H1N1 esse ano.

Principais sintomas

Febre, dor no corpo, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave, podendo levar a óbito.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.