MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Entenda por que o risco de contágio por covid-19 diminui com o uso de máscara

Chances de contágio entre duas pessoas que conversam sem o item de proteção são de risco alto

Por Redação Multiplix
24/04/20 - 10:31
Entenda por que o risco de contágio por covid-19 diminui com o uso de máscara Se todos usassem máscaras, risco de contágio cairia de alto para baixo | Foto: Banco de Imagem

O uso das máscaras cirúrgicas descartáveis ou as de tecido estão cada vez mais frequentes, ainda mais por conta dos decretos municipais que obrigam o uso do item no interior de bancos, mercados, farmácias e até do transporte público. A recomendação já vinha sendo feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

As chances de contágio da doença entre duas pessoas que conversam sem máscara são de risco alto. A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, por exemplo, divulgou uma arte mostrando a probabilidade de contágio em diferentes situações.

Ilustrações mostram as probabilidades e contágio com e sem máscaraIlustrações mostram as probabilidades e contágio com e sem máscara | Arte: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

Na primeira, das duas pessoas que conversam sem o uso da máscara, uma delas está doente. A chance de contágio nessa situação é muito alta.

Quando a pessoa saudável passa a usar a máscara e a doente não usa, o risco diminui, porém, permanece alto.

Mas quando a situação mostra a pessoa infectada com a máscara falando com uma pessoa saudável, nesse caso a chance de contágio do novo coronavírus passa ser média.

A última ilustração mostra as duas pessoas que conversam utilizando máscaras, tanto a com o novo coronavírus quanto a saudável. A chance de contágio diminui ainda mais e quando os dois utilizam o item, as barreiras de proteção contra o covid-19 aumentam e o risco de contágio passa a ser baixo.

No início da pandemia, o uso da máscara era recomendável apenas para pessoas com sintomas e para os profissionais de saúde. Mas, com o passar dos dias e o aumento dos casos no mundo, tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto o Ministério da Saúde mudaram as recomendações, ressaltando a importância do uso das máscaras cirúrgicas descartáveis quanto as caseiras.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.