MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em Teresópolis, pacientes com câncer de mama recebem doações de turbantes

Ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social com o objetivo de minimizar o sofrimento de mulheres que perdem o cabelo

Por Redação Multiplix
05/11/21 - 10:23
Em Teresópolis, pacientes com câncer de mama recebem doações de turbantes Turbantes foram confeccionados por artesã com tecidos doados por empresa de Teresópolis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

Mulheres com câncer de mama em tratamento no setor de Oncologia do Hospital São José, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, foram presenteadas, nesta semana, com a doação de 90 turbantes.

A ação foi promovida Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Meudon.

Os tecidos utilizados para a confecção dos acessórios foram doados pela empresa Maria Emília e a produção ficou por conta do trabalho voluntário da artesã Zulmira Lack.

A iniciativa se deu pelo fato de que um dos efeitos colaterais dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia é a queda dos cabelos, o que afeta diretamente a autoestima das mulheres.

Turbantes foram doados por intermédio da Secretaria de Assistêcia Social de TeresópolisTurbantes foram doados por intermédio da Secretaria de Assistêcia Social de Teresópolis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

“Ao confeccionar e doar as peças, vemos a alegria e esperança no semblante de todos os envolvidos, e a paciente percebe que não está sozinha, e sim abraçada por uma rede socioassistencial que a acompanha para a superação e o pronto restabelecimento”, explica Tereza Alvarez, coordenadora do CRAS Meudon.

Devido aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, os turbantes foram entregues à assistente social Barbara Ramos, do Hospital São José, e estão sendo distribuídos para as pacientes da Oncologia de forma que não gere aglomeração.

Câncer de mama

No mês passado, foi celebrado o Outubro Rosa, período voltado para a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Existem vários tipos da doença, algumas têm desenvolvimento rápido, outras lentamente, mas a maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo, apresenta bom resultado.

De acordo com o Inca, a estimativa é de que 66.280 diagnósticos aconteçam neste ano.

O câncer de mama também acomete os homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A doença pode ser detectada nas suas fases iniciais, aumentando a possibilidade dos tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso mais satisfatórios.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.