MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em 5 dias, Hospital Municipal Raul Sertã abre 33 novos leitos de enfermaria para Covid-19

Novas vagas foram inauguradas no domingo, mas ainda não serão suficientes diante da demanda da cidade, de acordo com a Secretaria de Saúde

Por Redação Multiplix
12/04/21 - 10:23
Em 5 dias, Hospital Municipal Raul Sertã abre 33 novos leitos de enfermaria para Covid-19 Total de leitos de UTI mais os de enfermaria destinados a pacientes com Covid-19 chega a 78 no Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo | Foto: Arquivo/Frank Martins

Diante do número recorde de casos e de mortes por Covid-19 em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o Hospital Municipal Raul Sertã abriu no domingo, 11, 16 novos leitos de enfermaria para pacientes com a doença. Quando somados aos 17 inaugurados no último dia 7, chega a 33 o total de vagas em enfermaria abertas em menos de uma semana.

Com as novas vagas, a unidade de saúde passa a contar com 58 leitos de enfermaria para o novo coronavírus. O total destinado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) permanece inalterado: 20. O Raul Sertã é o único hospital público do município e atende também outras dez cidades da região.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta, porém, que a ampliação ainda não é suficiente para suprir a necessidade da demanda da cidade.

“É um momento muito crítico para a Saúde de Nova Friburgo e, diante deste cenário de agravamento, pedimos a compreensão e colaboração de toda a população. Mantenham as medidas de distanciamento, de uso de máscara de proteção individual e de higienização constante das mãos”, alerta a secretaria em comunicado à imprensa.

Situação pode ser devastadora

Na semana passada, quando houve a abertura de 17 leitos de enfermaria no Raul Sertã, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, disse que pessoas estão sendo atendidas em macas e cadeiras pelos corredores do hospital e pediu a contribuição da população para conter a disseminação da Covid-19.

“A nossa realidade é a mesma dos grandes centros, e se o friburguense não mudar a sua rotina de hábitos, a situação será devastadora e em pouquíssimo tempo”, alertou a secretária, que ressaltou ainda que a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino também é muito séria e que a unidade está atendendo com sua capacidade máxima de lotação.

Situação da pandemia em Nova Friburgo

De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, até sexta-feira, 9, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria do Hospital Raul Sertã – portanto, antes da abertura das 16 novas vagas – era de 88,1%. Na UTI, a taxa era de 95%, com apenas uma vaga disponível.

Quando analisada a média geral, incluindo os leitos da rede privada, Nova Friburgo tinha 81,8% dos leitos de enfermaria ocupados até sexta, enquanto 88% da Unidades de Terapia Intensiva estavam com pacientes.

O total de casos positivos de Covid-19 contabilizados em Nova Friburgo desde o início da pandemia chegou a 13.303. Foram quase mil novos casos em apenas uma semana. O número de vítimas pela doença na cidade era de 389.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.