MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Diante do avanço da dengue, SES passa a divulgar boletim semanal com panorama da doença no RJ

Análise apresenta tendência de aumento do número de casos nos municípios fluminenses

Por Redação Multiplix
13/12/23 - 10:41
Diante do avanço da dengue, SES passa a divulgar boletim semanal com panorama da doença no RJ Silvia Carvalho, Superintendente de Emergências em Saúde Pública da SES-RJ, mostra painel epidemiológico | Foto: Reprodução/Governo do RJ

Diante do avanço dos casos de dengue no estado, o governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), passou a divulgar um boletim semanal sobre a situação epidemiológica da dengue nas nove regiões do Rio de Janeiro, a partir desta semana.

A análise apresenta a tendência do aumento do número de casos da doença, que já se encontra muito acima do esperado para o momento, de acordo com a SES-RJ.

O modelo estima o dobro de casos que já deveriam estar no sistema de notificação, mas ainda não aparecem devido ao atraso de notificação.

A elaboração desse material coletado é feita por técnicos do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde, que compõe o Centro de Inteligência em Saúde da SES-RJ (CIEVS/CIS-RJ).

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, falou sobre o monitoramento que está sendo realizado nos municípios fluminenses:

Com a identificação do tipo 4 e com o possível surgimento do tipo 3, estamos ainda mais alertas para possíveis epidemias. Seguimos atuantes junto aos 92 municípios para que, caso o cenário piore, as respostas sejam assertivas e rápidas, minimizando os impactos causados à população e, principalmente, para evitar óbitos.

Até a última segunda-feira, dia 11, o estado do Rio registrou 43.205 casos da doença, com 2.481 internações e 26 óbitos. Outras informações podem ser conferidas neste link.

Confira os dados por região

  • A Região Litorânea apresenta atraso de notificação e estabilidade, em patamar alto, no número de casos. Os municípios de Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia estão com um padrão de número de casos muito acima do esperado durante todo o ano e no período atual. Rio das Ostras apresenta um atraso importante de notificação, com tendência crescente.

  • A Baía da Ilha Grande (BIG) não apresenta atraso de notificação. As cidades de Angra dos Reis e Mangaratiba estão com padrão fora do esperado para a época do ano.

  • Centro Sul também apresenta importante atraso de notificação, com tendência de crescimento, sendo Três Rios o que tem o maior número de casos em atraso.

  • Médio Paraíba não apresenta atraso de notificação. Apenas Resende apresenta uma tendência de aumento de casos.

  • Metropolitana II chama atenção por não ter apresentado aumento de casos de dengue em 2023.

  • Regiões Serrana, Norte e Noroeste não apresentam tendência de aumento ou municípios fora do padrão, exceto Santo Antônio de Pádua (Noroeste), que apresenta tendência de crescimento, segundo o modelo de atraso de notificações.

Neste mês, a cidade do Rio teve uma paciente diagnosticada com dengue tipo 4 pela primeira vez em cinco anos.

A informação foi confirmada no dia 7 de dezembro pelas Secretarias de Saúde Estadual e Municipal.

Esse novo tipo de dengue e a tendência de alta nos casos criaram um alerta no Estado do Rio de Janeiro.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.