MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Mundial de Combate à Polio: caminhada em Nova Friburgo quer reforçar importância da vacinação

Chamado de 'EndPolioNow 2023', evento organizado pelo Rotary Club acontece no próximo domingo

Por Kessia Coutinho
24/10/23 - 14:10
Caminhada neste domingo em Nova Friburgo quer reforçar vacinação contra a pólio Vacina está disponível nas unidades de saúde do município | Foto: Reprodução/Fernando Frazão (Agência Brasil)

Nesta terça-feira, 24 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

A data faz menção ao nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença e busca conscientizar a população ao redor do mundo sobre os perigos da pólio e a importância da vacinação.

Pensando em reforçar ainda mais a campanha, o Rotary Club de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai realizar a caminhada 'EndPolioNow 2023'.

Serão 3 km de percurso, começando no Espaço Arp e seguindo até o início da Via Expressa. Depois, os participantes farão o retorno para a Arp.

O evento começa a partir das 8h do próximo domingo, dia 29, mês em que é promovida a campanha 'EndPolioNow' em todo o país.

A inscrição para a caminhada custa R$ 40 e dá direito a uma camiseta exclusiva. Para participar, basta fazer a inscrição e o pagamento por meio do formulário disponível na internet.

Poliomielite

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus.

Ela pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão tiveram registros de 22 casos no ano passado.

Como resultado da intensificação da vacinação, nenhum caso foi confirmado nas Américas nos últimos meses.

No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Vacinação

A vacinação é a única forma de prevenção da doença, mas a cobertura vacinal da poliomielite vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016.

Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, conforme o esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual, segundo o MS.

A Secretária de Saúde do Estado do Rio (SES) reforça essa redução da meta de vacinação, que é de 95% até o fim deste ano.

Veja os dados no estado e em Nova Friburgo em 2023:

2023 - Estado do Rio

  • 43,3% - Poliomielite (menos 1 ano de idade)

  • 33,7% - Poliomielite (1º reforço em 1 ano de idade)

2023 - Nova Friburgo

  • 40% - Poliomielite (menos de 1 ano de idade)

  • 36,1% - Poliomielite (1º reforço em 1 ano de idade)

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (dois, quatro e seis meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente– VOP (gotinha).

A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.