MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com colapso no sistema público de saúde, Friburgo pede ajuda ao governo estadual

Município solicita medicamentos e insumos para o enfrentamento da Covid-19

Por Bernardo Fonseca
14/04/21 - 12:29 | Atualizada em 14/04/21 - 16:08
Com colapso no sistema público de saúde, Friburgo pede ajuda ao governo estadual Hospital Municipal Raul Sertã, em Friburgo, ampliou quantidade de leitos de enfermaria para Covid, mas todos estão cheios | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O sistema de internação de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está em colapso, de acordo com a Secretaria de Saúde do município. Ao Portal Multiplix, a prefeitura confirmou hoje que também está com dificuldade para conseguir comprar medicamentos e insumos para o enfrentamento da Covid-19. O Executivo friburguense alega que há falta dos mesmos no mercado nacional.

No dia 8 de abril, um ofício foi enviado pela Secretaria de Saúde local à Secretaria Estadual de Saúde (SES) solicitando 54 itens, sendo 13 tipos de insumos - luvas, capotes, agulhas, seringas, entre outros - e 41 de medicamentos, como paracetamol, morfina, antibióticos etc.

A reportagem do Portal Multiplix procurou o governo estadual em busca de uma posição para saber se o pedido de Nova Friburgo será atendido. Este texto será atualizado assim que houver uma resposta.

Nos últimos oito dias, o Hospital Municipal Raul Sertã abriu 33 novos leitos de enfermaria para Covid-19, ampliando o total do segmento para 58. Entretanto, todas as vagas foram preenchidas imediatamente. A situação é pior nas unidades de terapia intensiva. São bem menos vagas e todos os 20 leitos estão ocupados. O hospital atende também 13 cidades vizinhas.

Vale destacar que, segundo o mapa de risco de contaminação por Covid do governo estadual, Nova Friburgo ainda se encontra com risco muito elevado, com 34 pontos, num total de 39. O município está sob a bandeira roxa, estágio mais restritivo das medidas de controle da pandemia.

Ontem, 13, o boletim com dados sobre a pandemia em Nova Friburgo, divulgado pela prefeitura, contabilizou 149 novos casos de Covid e nove mortes em um período de 24 horas.

Confira abaixo a lista completa dos medicamentos e dos insumos solicitados pelo município. Para ver todas as fotos, clique na seta vermelha que aparece na lateral da imagem.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.