MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Casos de sarampo no estado do Rio já são o dobro de todo 2019

Secretaria Estadual de Saúde já registrou 1.140 casos. Doença pode ser evitada com vacina

Por Redação Multiplix
09/07/20 - 09:44
Casos de sarampo no estado do Rio já são o dobro de todo 2019 Vacinação contra o sarampo continua nas unidades de saúde de Teresópolis | Foto: Banco de Imagem

Enquanto cientistas do mundo todo buscam uma vacina contra o novo coronavírus, uma doença que já tem imunização vem causando mais problemas durante a pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil passa por um surto de sarampo e já registrou, só neste ano, de janeiro a maio, 3.629 casos confirmados da doença, divididos em 20 estados.

O Rio de Janeiro fica em segundo lugar na lista, atrás somente do Pará. Segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES, de janeiro a 21 de junho deste ano, foram 1.140 registros no estado do Rio. Em todo 2019, o território fluminense registrou 508 casos.

Para os especialistas, o número expressivo de casos, do ano passado pra cá, é reflexo de uma baixa cobertura vacinal.

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, de janeiro a maio de 2020, foram confirmados 76 casos de sarampo. Em 2019, foram 7 casos.

A vacinação contra o sarampo é realizada nos PSFs do Alto, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fazenda Alpina, Granja Florestal, Granja Guarani, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Vargem Grande e de Venda Nova, além das Unidades Básicas de Saúde de Albuquerque, Água Quente e Vieira. De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Já nos PSFs de Fonte Santa, Meudon e Rosário, a vacinação ocorre de segunda a sexta, das 8h às 19h, e no sábado, de 8h às 17h.

Em Nova Friburgo, também na serra fluminense, a prefeitura registrou, até o dia 6 de julho, 31 casos de sarampo.

"A vacina, que é de rotina, continua diariamente nos posto do Centro, Olaria, Conselheiro, em São Geraldo, às terças e quintas-feiras", informa o município.

Doença estava erradicada no Brasil

O Brasil recebeu em 2016 o certificado de país livre de sarampo, que foi perdido no ano passado com o alto número de casos registrados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta de vacinação não é cumprida desde o ano citado para a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Estabelecida em 95%, o índice caiu para 90,5% em 2017, subiu para 92,6% em 2018 e voltou a cair em 2019, fechando em 90,7%.

Quem deve se vacinar

Diretrizes do Ministério da Saúde para vacinação:

  • Dose zero: crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas;
  • Primeira dose: crianças que completarem 1 ano;
  • Segunda dose: aos 15 meses de idade (considerada a última dose por toda a vida).

Já os adultos:

  • Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade: recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não lembra: são necessárias duas doses (se você tem de 1 a 29 anos) e apenas uma dose (30 a 59 anos).

Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, tosse e espirro. Segundo informações do Ministério da Saúde, os principais sintomas são:

  • Febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
  • Entre 3 a 5 dias podem aparecer manchas avermelhadas pelo corpo. A vacina é o único meio de prevenção da doença.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.