MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cartórios de Nova Friburgo registram nove mortes por covid-19

Levantamento, referente ao período de 1º de março a 29 de abril, também indica aumento no número de mortes por insuficiência respiratória e seis óbitos com causa não determinada ligados a doenças respiratórias

Por Bernardo Fonseca
29/04/20 - 12:18
Cartórios de Nova Friburgo registram nove mortes por covid-19 Nova Friburgo tem pelo menos nove mortes registradas por covid-19 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Os cartórios de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registram nove mortes por suspeita ou confirmação de covid-19. A prefeitura contabiliza quatro óbitos confirmados. Os dados são referentes ao período de 1º de março a 29 de abril deste ano, quando houve o agravamento da pandemia no estado e no país.

O levantamento dos cartórios é feito com base nos atestados de óbito registrados na cidade e está disponível no site do portal de Transparência do Registro Civil.

A semana com o maior número de mortes pelo novo coronavírus até o momento foi de 12 a 18 de abril, quando cinco dos nove óbitos ocorreram. O primeiro registro é do dia 11 deste mês e o mais recente é do dia 25.

Perfil das vítimas do covid-19

  • 2 mulheres com idade entre 60 e 69 anos;
  • 1 mulher com idade entre 70 e 79 anos;
  • 1 mulher com idade entre 80 e 89 anos;
  • 1 mulher com idade entre 90 e 99 anos;
  • 1 homem com idade entre 40 e 49 anos;
  • 2 homens com idade entre 70 e 79 anos;
  • 1 homem com idade entre 80 e 89 anos.

Outras causas de morte

De acordo com especialistas e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças como insuficiência respiratória, pneumonia e síndrome respiratória aguda grave (SRAG) têm relação com o novo coronavírus. E diante da escassez generalizada de testes para covid-19, há a possibilidade dessas comorbidades mascararem óbitos pela doença.

No caso da insuficiência respiratória como causa da morte, entre março e abril, o dado se destaca, pois foram 27 casos desse tipo na cidade. No mesmo período do ano passado, foram 20.

Já quanto aos atestados de óbito cujo motivo de morte é pneumonia, os números são equivalentes nos dois períodos, sendo 47 agora e 47 no ano passado. O mesmo vale para óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG): um caso neste ano e outro no mesmo período de 2019.

Causas não determinadas

O número de óbitos com causa não determinada ligados a doenças respiratórias também chama a atenção. Enquanto em março e abril do ano passado não houve nenhum, neste mesmo período de 2020 já são seis mortes indeterminadas registradas.

Em todos os casos, os números podem ser ainda maiores, já que as certidões podem levar até 15 dias para integrar o levantamento do portal de Transparência do Registro Civil.

O que diz a prefeitura

Em nota ao Portal Multiplix, a Prefeitura de Nova Friburgo afirma que o número oficial contabilizado pelo próprio Executivo tem como base a contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e outros laboratórios conveniados com o Lacen.

Ainda de acordo com a prefeitura, nenhuma amostra de exame de pacientes com morte atestada pelos hospitais como covid-19 deixou de ser enviada ao Lacen.

Além de quatro casos confirmados, há, até a manhã desta quarta-feira, 29, cinco óbitos suspeitos no município, cuja causa mortis consta como covid-19 pelas características que apresentavam os pacientes antes do falecimento (evidências clínicas e epidemiológicas).

O Executivo municipal ressalta, contudo, que após o resultado do teste enviado ao Lacen, a família pode pedir uma averbação da certidão de óbito alterando a causa mortis.

Outra possibilidade apontada pela prefeitura é de que pode haver casos de pessoas que faleceram em Nova Friburgo, o atestado de óbito saiu na cidade, porém não era domiciliado no município. De acordo com o Executivo, os dados oficiais da prefeitura só registram os domiciliados em Nova Friburgo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.