Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio passa a adotar novos protocolos de testagem contra a Covid-19

Medida é uma orientação do Ministério da Saúde e visa ampliar o sequenciamento genômico, devido ao aumento mundial dos casos

Por Redação Multiplix
20/09/23 - 16:52
Cabo Frio passa a adotar novos protocolos de testagem contra a Covid-19 Novos protocolos de testagem contra a Covid são implementados em Cabo Frio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, informou nesta quarta-feira, 20, que passou a adotar novos protocolos de testagem contra a Covid-19.

A partir de agora, pessoas que apresentarem sintomas gripais leves e moderados, dentro do ciclo de até sete dias, podem realizar o teste para identificar a doença (RT-PCR).

Antes de fazer o teste, os pacientes vão passar por avaliação prévia de um profissional de saúde da unidade.

Esses exames irão acontecer de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 15h, ainda de acordo com a prefeitura.

As testagens serão feitas nas seguintes unidade de saúde:

Casos leves:

  • Unidade do bairro Gamboa

  • Unidade da Praia do Siqueira

  • Unidade de Florestinha (Tamoios)

Já para aqueles que apresentarem sintomas gripais graves, o atendimento será realizado nos seguintes locais:

Casos graves:

  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle

  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios

  • Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança

A medida é baseada na nota técnica nº 51/2023 emitida pelo Ministério da Saúde, que destaca a importância da testagem para ampliar o sequenciamento genômico, especialmente devido ao surgimento da nova subvariante EG5.

A coordenadora supervisora do Laboratório de Saúde Pública, Sandra Rabelo, destacou que a situação em Cabo Frio está controlada e estável. No entanto, a Secretaria de Saúde continua vigilante, acompanhando de perto o cenário nacional e mundial da doença para garantir a segurança da população:

As amostras devem ser encaminhadas até 72h após coleta para o Laboratório Central Noel Nutels, o Lacen, no Rio de Janeiro. Por isso, selecionamos locais e hora para realizar as testagens.

Segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), até a última segunda-feira, 18, foram registrados 25 novos casos de Covid em Cabo Frio, passando de 32.344 para 32.369 - desde o início da pandemia.

A SES divulga os dados semanalmente. Os números também mostram um aumento nos casos de internações, de 2.671 para 2.672.

Até o momento, a cidade não apresentou crescimento no número de óbitos.

Registros de Éris no RJ

No estado do Rio, o primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5 da Covid-19, conhecida popularmente como 'Éris', foi confirmado em agosto na capital Fluminense.

O caso foi confirmado após o teste ser realizado pelo laboratório de sequenciamento genético da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Até a pública desta reportagem, já exitem seis casos da nova variante no estado.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.