MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio confirma 4 mortes por influenza; aumento de casos de síndrome gripal supera 300%

Arraial do Cabo também tem uma morte confirmada

Por Mateus Marinho
05/01/22 - 13:09
Cabo Frio confirma 4 mortes por influenza; aumento de casos de síndrome gripal supera 300% Principal hospital de Cabo Frio, São José Operário recebe a maioria dos casos de gripe e Covid-19 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está vivendo um aumento dos casos de gripe (influenza). Só no mês de dezembro, foram registrados 6.487 atendimentos por síndrome gripal, um aumento de 307,21% comparado ao mês de novembro. Além disso, o município também registra quatro mortes por gripe.

De acordo com dados da Saúde Coletiva do município, foi identificado um aumento gradativo na procura de assistência na Tenda de Triagem da Covid-19 para atendimento aos casos de síndrome gripal nos dois últimos meses de 2021.

Os exames de detecção da doença são realizados pelo laboratório Lacen, no Rio de Janeiro, de forma amostral. No mês de dezembro, nas amostras realizadas para detecção do vírus influenza, até o momento, houve 25 casos positivos do vírus. Já no mês de novembro foram 10.

Sobre a imunização contra a influenza, a campanha começou em abril do ano passado, com ampla divulgação municipal e nacional. A vacinação foi dividida em etapas e foi concluída em 30 de agosto, abrindo para toda a população.

Os imunizantes permanecem disponíveis para os faltosos, pessoas que ainda não se vacinaram. Os pontos de vacinação foram ampliados para 27 unidades de saúde que aplicam essa vacina. O motivo é o envio de novas doses dessa vacina pelo governo do estado. A listagem dos postos pode ser conferida no site da Prefeitura de Cabo Frio.

Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Para se vacinar, basta levar a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto ou cartão do SUS.

Já a vacinação contra a Covid-19 também seguirá normalmente nas unidades de saúde que atendem a esta campanha, das 9h às 15h. Para receber esta vacina, o cidadão deve comprovar residência em Cabo Frio, além de apresentar documento de identidade com foto e o cartão de vacina, para receber a segunda dose ou o reforço.

A recomendação é que a pessoa procure as UPA's somente em caso emergencialA recomendação é que a pessoa procure as UPA's somente em caso emergencial | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O município registrou 641 casos confirmados de Covid-19 em novembro. Já em dezembro foram 244 confirmações, com dois óbitos registrados nos últimos 30 dias.

Em casos de sintomas leves, o cidadão deve procurar a unidade de saúde do bairro em que é cadastrado para ser atendido pela equipe de Saúde da Família. Nestes locais pode realizar os exames e testes para diagnóstico da doença e receber os cuidados e as orientações necessárias.

Apenas em caso emergencial é que a pessoa deve procurar as unidades de atendimento de emergência, como as UPA’s do município. Esse simples direcionamento da população contribuirá para a logística de atendimento nas unidades emergenciais da cidade.

Além de todas as ações do município, a Prefeitura de Cabo Frio alerta que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve completar o esquema vacinal tanto contra a Covid-19 quanto a influenza, além de lavar constantemente as mãos, utilizar máscara e seguir as recomendações dos profissionais de saúde.

Arraial do Cabo também registra uma morte por gripe

Não é só em Cabo Frio que a gripe está fazendo vítimas. Em Arraial do Cabo, no mês de dezembro foram registradas quatro internações por quadro grave de síndrome gripal, com uma morte confirmada devido a influenza.

Em dezembro, houve aumento significativo do número de atendimentos de síndrome gripal no município. O município destaca que ainda possui doses da vacina contra a influenza disponíveis na rede.

Quanto à vacina Covid-19, mais de 80% da população alvo está vacinada com a segunda dose e a vacinação segue normalmente na cidade cabista. O Hospital Geral de Arraial do Cabo segue atendendo os casos de síndrome gripal e realizando a testagem para Covid-19.

No momento não há nenhum paciente internado com Covid-19. E os dados de casos registrados e internações seguem sendo atualizados no site da prefeitura.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.