MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arraial do Cabo e Cachoeiras inauguram casas de atendimento neste Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Por Redação Multiplix
02/04/24 - 15:35
Arraial do Cabo e Cachoeiras inauguram casas de atendimento no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo Espaço em Arraial do Cabo foi criado para assegurar os direitos das pessoas com autismo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo estão sendo inauguradas nesta terça-feira, 2, unidades especiais de atendimento em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, e Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana.

Em Arraial do Cabo, a Casa do Autista foi criada pela administração municipal para assegurar os direitos das pessoas com autismo, complementando a rede de apoio já existente no município e ampliando o acesso aos serviços, visando atender às necessidades das famílias.

Ainda segundo o governo cabista, o local atenderá crianças e adolescentes com idades entre dois e 17 anos, oferecendo serviços clínicos com médicos e terapêuticos com psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, fisioterapeutas, psiquiatras infantis, entre outros.

Inauguração na manhã desta terça, 2, contou com a presença de assistidos pela APAEInauguração na manhã desta terça, 2, contou com a presença de assistidos pela APAE | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

A administração destacou que o espaço homenageia Paulo Roberto Gomes dos Santos, um cabista que viveu com Transtorno do Espectro Autista e faleceu em 2 de abril de 2022, aos 68 anos.

Os pacientes já em atendimento nas unidades do município, como em Caps, Policlínica e ESFs, darão continuidade ao tratamento no novo espaço. Para aqueles que serão atendidos pela primeira vez, o encaminhamento será realizado através do sistema de regulação, informou a prefeitura:

Há profissionais de diversas áreas da saúde disponíveis para atendimento, oferecendo serviços que consideram as necessidades individuais de cada assistido, incluindo avaliação do perfil sensorial, habilidades e desafios específicos.

Ainda de acordo com o governo municipal, se o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista não for confirmado, a pessoa receberá orientações e será encaminhada para o tratamento adequado em outra unidade.

Pacientes já em atendimento em outras unidades darão continuidade ao tratamento no novo espaçoPacientes já em atendimento em outras unidades darão continuidade ao tratamento no novo espaço | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Para o prefeito de Arraial, Marcelo Magno (PL), o município dá um passo importante para cuidar de crianças e adolescentes que tem o transtorno do espectro autista:

Essa casa foi pensada pela equipe da Secretaria de Saúde para proporcionar acolhimento aos assistidos e à família. Nos esperamos que a Casa da Autista seja um lugar de desenvolvimento, sendo um centro de apoio e referência.

Todos esses serviços serão prestados de forma gratuita. O funcionamento da casa será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção das terças-feiras à tarde, reservadas para reuniões da equipe multidisciplinar. O espaço fica localizado na rua Fernando de Melo, nº 64.

Local atenderá crianças e adolescentes com idades entre dois e 17 anosLocal atenderá crianças e adolescentes com idades entre dois e 17 anos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Já a Casa do Autista de Cachoeiras de Macacu será inaugurada a partir das 16h30 desta terça-feira. A unidade fica localizada na rua Serafim Coelho Gomes.

Conforme divulgado pelo governo municipal, a unidade é um desejo antigo de pais e mães de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município, que não possuíam um espaço adequado para os cuidados necessários.

Sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, além do objetivo de difundir informações sobre o autismo, a ideia também é reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos, dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.

No Brasil, existe uma Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conhecida como Lei Berenice Piana, criada em 2012, que garante aos autistas o diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.