Anvisa volta a interditar creme dental Colgate Total Clean Mint após empresa retirar recurso
Segundo a fabricante, a decisão foi motivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar o creme dental Total Clean Mint, da Colgate, nessa quarta-feira, 30. A interdição cautelar estava suspensa por causa de um recurso da própria fabricante, que o retirou.
Em seu site, a Anvisa informou que a vigência da interdição do produto, determinada em 27 de março deste ano, foi retomada:
A medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição.
A interdição de todos os lotes do Colgate Total Clean Mint, ocorreu em março, devido à presença de fluoreto de estanho na fórmula, um agente de cuidado bucal.
A decisão foi resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e adotada diante da ocorrência de um número significativo de efeitos indesejáveis associados ao uso do produto, lançado no país em julho de 2024 com nova formulação.
Entre os eventos relatados por usuários estão lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação ou ardência, inflamação gengival, e edema labial. A Anvisa afirmou que o problema causou diversos danos aos consumidores.
No dia 30 de março, a agência suspendeu a interdição do Colgate Total Clean Mint, após recurso apresentado pela empresa. Contudo, o órgão emitiu um alerta à população sobre todos os cremes dentais que tenham fluoreto de estanho na fórmula.
O Portal Multiplix entrou em contato com a Anvisa na manhã desta sexta-feira, 2, para questionar o que será feito com relação aos produtos já disponíveis no mercado, mas ainda não obteve resposta.
Retirada do recurso
A Colgate confirmou, por meio de nota, que nessa terça-feira, 29, apresentou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária o pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, permitindo que a medida cautelar voltasse a valer.
Segundo a empresa, a decisão foi motivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A fabricante afirmou que acredita numa resolução oportuna do tema:
A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!