MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

5ª dose contra a Covid: Teresópolis inicia aplicação e Friburgo segue com cronograma

Fiocruz e Secretaria Estadual de Saúde do Rio alertam para aumento da taxa de positividade da doença

Por Natalia Amorim
11/11/22 - 11:53
5ª dose contra a Covid: Teresópolis inicia aplicação e Friburgo segue com cronograma Imunossuprimidos já podem tomar a 5ª dose da vacina nas unidades de saúde | Foto: Divulgação/ José Cruz (Agência Brasil)

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, anunciou que já está com a quinta dose da vacinação contra a Covid-19 disponível.

A partir desta sexta, dia 11, o imunizante está sendo aplicado na população imunossuprimida com mais de 18 anos.

O imunizante pode ser encontrado em todas as Unidades de Atenção Básica.

Para receber a aplicação, é necessário ter tomado a quarta dose há, pelo menos, quatro meses.

A administração da quinta dose na cidade segue as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde.

É necessário levar os seguintes documentos no momento da vacinação: CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação atualizada.

Outro município serrano que também está aplicando a quinta dose da vacinação contra a Covid-19 é Nova Friburgo.

O imunizante está disponível desde o mês de agosto para gestantes; puérperas (mulheres com 45 dias de pós-parto e imunossuprimidas) e imunossuprimidos com idade acima de 18 anos.

Aumento da taxa de positividade da Covid-19

Na tarde desta quinta-feira, dia 10, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta a respeito do aumento da taxa de positividade da doença.

Os dados da Covid-19 apresentaram aumento nas duas últimas semanas, quando comparados às semanas anteriores, no estado.

A SES está monitorando o cenário e faz um alerta sobre a importância de a população completar o esquema vacinal e tomar as doses de reforço para evitar casos graves e óbitos pela doença.

O gestor da pasta, Alexandre Chieppe, considera que esta medida é fundamental para evitar a reentrada de outras variantes no estado:

Estamos observando um aumento ainda pequeno do número de casos de Covid relacionados à variante Ômicron. Isso já acendeu nosso sinal de alerta. As pessoas que ainda não se vacinaram devem ir a um posto e completar o esquema vacinal e tomar as doses de reforço.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também divulgou nesta quinta-feira, dia 10, um boletim que sinaliza para o aumento de resultados laboratoriais positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19) na população adulta do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, existe a hipótese de uma sazonalidade da Covid-19 com dois picos anuais, que é mais provável de acontecer se o cenário de algumas unidades federativas se traduzir em outro ciclo de aumento expressivo.

Diferente do influenza e outros vírus respiratórios com tipicamente um pico por ano, a Covid-19 pode estar se encaminhando para uma realidade na qual a gente tenha que conviver com dois momentos do aumento da sua circulação.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.