5ª dose contra a Covid: Teresópolis inicia aplicação e Friburgo segue com cronograma
Fiocruz e Secretaria Estadual de Saúde do Rio alertam para aumento da taxa de positividade da doença
11/11/22 - 11:53

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, anunciou que já está com a quinta dose da vacinação contra a Covid-19 disponível.
A partir desta sexta, dia 11, o imunizante está sendo aplicado na população imunossuprimida com mais de 18 anos.
O imunizante pode ser encontrado em todas as Unidades de Atenção Básica.
Para receber a aplicação, é necessário ter tomado a quarta dose há, pelo menos, quatro meses.
A administração da quinta dose na cidade segue as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde.
É necessário levar os seguintes documentos no momento da vacinação: CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação atualizada.
Outro município serrano que também está aplicando a quinta dose da vacinação contra a Covid-19 é Nova Friburgo.
O imunizante está disponível desde o mês de agosto para gestantes; puérperas (mulheres com 45 dias de pós-parto e imunossuprimidas) e imunossuprimidos com idade acima de 18 anos.
Aumento da taxa de positividade da Covid-19
Na tarde desta quinta-feira, dia 10, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta a respeito do aumento da taxa de positividade da doença.
Os dados da Covid-19 apresentaram aumento nas duas últimas semanas, quando comparados às semanas anteriores, no estado.
A SES está monitorando o cenário e faz um alerta sobre a importância de a população completar o esquema vacinal e tomar as doses de reforço para evitar casos graves e óbitos pela doença.
O gestor da pasta, Alexandre Chieppe, considera que esta medida é fundamental para evitar a reentrada de outras variantes no estado:
Estamos observando um aumento ainda pequeno do número de casos de Covid relacionados à variante Ômicron. Isso já acendeu nosso sinal de alerta. As pessoas que ainda não se vacinaram devem ir a um posto e completar o esquema vacinal e tomar as doses de reforço.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também divulgou nesta quinta-feira, dia 10, um boletim que sinaliza para o aumento de resultados laboratoriais positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19) na população adulta do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, existe a hipótese de uma sazonalidade da Covid-19 com dois picos anuais, que é mais provável de acontecer se o cenário de algumas unidades federativas se traduzir em outro ciclo de aumento expressivo.
Diferente do influenza e outros vírus respiratórios com tipicamente um pico por ano, a Covid-19 pode estar se encaminhando para uma realidade na qual a gente tenha que conviver com dois momentos do aumento da sua circulação.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.