‘SandBox’: Teresópolis é a 2ª cidade do RJ a regulamentar iniciativa que visa estimular inovação
Decreto foi assinado em um encontro nesta semana para discutir incentivos para economia e tecnologia

O prefeito de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, Vinicius Claussen (PSC), assinou nesta semana um decreto que regulamenta o ‘SandBox’.
O encontro aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença do senador Carlos Portinho (PL).
A regulamentação abre espaço para que o governo possa contratar diretamente soluções junto a startups e empresas de tecnologia.
Após testes, em um ambiente de adaptação, e avaliação, a gestão municipal poderá fazer a contratação direta da ferramenta necessária. Em síntese, o decreto traz segurança jurídica, regula o ambiente e traz oportunidades para as empresas de tecnologia, de acordo com a prefeitura.
O município é o segundo no Estado do Rio de Janeiro a regulamentar a iniciativa, que visa promover a inovação e estimular o empreendedorismo na cidade, nas áreas urbana e rural.
Na ocasião, Vinicius Claussen (PSC), destacou a importância da medida para a cidade:
A ferramenta vai possibilitar que empresas e startups de tecnologia criem e desenvolvam soluções para o serviço público.
Assinatura de decreto aconteceu esta semana, em apresentação do projeto na CDL | Foto: Bruno Nepomuceno/PMT
SandBox: incentivo à inovação
O decreto do ‘SandBox Regulatório’ foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município na última segunda, dia 27, e pode ser consultado por meio deste link.
Em seguida, será feito um chamamento público, com processo de seleção dos projetos e análise das propostas inscritas e monitoramento da implantação das soluções.
“A partir dessa regulação, a gente traz as inovações para dentro do setor público. A prefeitura passa a monitorar a aplicação dessas soluções e, posteriormente, ela pode contratar a empresa de tecnologia ou startup que desenvolveu a solução tendo a segurança jurídica para isso. É um passo muito importante para estimular a inovação em nossa cidade”, avaliou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.
Entre as vantagens de implementar o ‘SandBox’, estão:
- Possibilitar às empresas e startups o teste de seus produtos inovadores em ambiente controlado;
- Reduzir o tempo de maturação dos modelos de negócio e os custos associados ao produto inovador;
- A solução deve ser inovadora e diferente de outros produtos e soluções já disponíveis no mercado;
- As propostas deverão proporcionar soluções para os desafios de Teresópolis.
No Brasil, somente as capitais Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, além de Foz do Iguaçu, já avançaram na implementação do ‘SandBox Regulatório’.
Parque Tecnológico Serratec é destaque em Teresópolis
Vale destacar que Teresópolis contabiliza cerca de 300 empresas de tecnologia.
A cidade teve um crescimento de 14% no setor em 2022, com um faturamento que subiu de R$ 287 milhões para R$ 334 milhões.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.