MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Retrospectiva 2018: os principais fatos que marcaram o ano em Nova Friburgo

Cidade conviveu com greve dos caminhoneiros, TAC, eleições e até discussão sobre o destino da Praça Getúlio Vargas

Por Matheus Oliveira
28/12/18 - 10:31
Retrospectiva 2018: os principais fatos que marcaram o ano em Nova Friburgo A Câmara Municipal foi palco de debates importantes para a cidade de Nova Friburgo neste ano | Foto: João Luccas Oliveira

O ano de 2018 trouxe fatos que movimentaram Nova Friburgo, como a greve dos caminhoneiros, mudanças no secretariado, operações das polícias Civil e Federal, eleições e projeto que regulamenta organizações sociais na cidade (OS’s). Para relembrar estes fatos, o Portal Multiplix realiza uma retrospectiva das principais notícias do cotidiano friburguense.

Greve dos Caminhoneiros

Greve dos caminhoneiros teve grande impacto no cotidiano de Nova FriburgoGreve dos caminhoneiros teve grande impacto no cotidiano de Nova Friburgo | Foto: Reprodução Portal Multiplix

Um dos primeiros casos da cidade com cobertura do Portal Multiplix foi a greve dos caminhoneiros, em maio deste ano, em decorrência da insatisfação da categoria com o preço do combustível praticado pela Petrobras.

Na Região Serrana do Rio, os efeitos da greve não foram diferentes do restante do país: estradas com bloqueios, caminhões parados em rodovias, motoristas em busca de gasolina e consumidores correndo aos mercados.

Em Nova Friburgo ocorreram problemas como a frota de ônibus operando com horários menores, cancelamentos de viagens para tratamentos de saúde e produtores agrícolas tentando vender suas produções na Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (CEASA-RJ).

Praça das Colônias

Praça das Colônias foi reinaugurada após sete anos fechadaPraça das Colônias foi reinaugurada após sete anos fechada | Foto: João Luccas Oliveira

Um espaço importante para afirmação cultural das colônias estrangeiras e confraternização da cidade, a Praça das Colônias foi reaberta ao público de Nova Friburgo, no dia 21 de julho, às 10h. O local estava fechado desde a tragédia de 2011 e a obra custou cerca de R$ 500 mil. A inauguração foi adiada três vezes.

Mudanças no secretariado

Um fato que marcou Nova Friburgo em 2018 foram as constantes mudanças no secretariado municipal. Entre elas, a saída do ex-secretário de governo e braço direito do prefeito Renato Bravo, Bruno Villas-Boas, que pediu exoneração do cargo em 20 de agosto.

Em outubro, no prazo de uma semana, outros dois ocupantes de cargos estratégicos do setor público deixaram suas pastas: o então procurador-geral do município, Sávio Rodrigues, e o ex-secretário da Casa Civil, Cristiano Huguenin, que retomou o mandato de vereador.

Praça Getúlio Vargas

Praça Getúlio Vargas foi alvo de debates, mas futuro do espaço permanece incertoPraça Getúlio Vargas foi alvo de debates, mas futuro do espaço permanece incerto | Foto: João Luccas Oliveira

Um tema que chamou a atenção da população neste ano teve relação a um ponto turístico da cidade: a Praça Getúlio Vargas. Isso porque, após o corte de eucaliptos no local, em 2015, e a constatação de irregularidades no serviço, a Prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o intuito de regulamentar o corte e poda de árvores na praça. Dentro do TAC, a Prefeitura elaborou um projeto de requalificação do local. Segundo o conselheiro da OAB, Rafael Borges, o projeto prevê a divisão da praça em três espaços e permissão para a instalação de quiosques comerciais. As obras estariam previstas para março de 2019.

No período, foram realizadas audiências públicas, palestras e vistorias para se discutir o futuro do espaço, o que dividiu a população friburguense.

Operações

Operação deflagrada pela Polícia Civil, em agosto, prendeu dono de empresa com sede em Nova FriburgoOperação deflagrada pela Polícia Civil, em agosto, prendeu dono de empresa com sede em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/ Portal Multiplix

A cidade de Nova Friburgo foi alvo de algumas operações no decorrer de 2018. A mais impactante foi a que ocorreu em 17 de agosto, quando policiais civis friburguenses (151ª DP) e petropolitanos (105ª DP) deflagraram uma operação na empresa FN Capital Agente Autônomo de Investimentos LTDA., situada na esquina entre a Avenida Comte Bittencourt e Fernando Bizzoto, no Centro de Nova Friburgo. Na operação, o dono da instituição, Luiz Arnaldo das Neves Oliveira, foi preso em sua casa, no bairro Vale dos Pinheiros. No local, também foram apreendidos animais silvestres sem documentação e uma arma 9 mm. Na sede da FN Capital, a Polícia apreendeu documentos da empresa, que é acusada de crimes financeiros em todo o país.

TAC

Uma das ações que marcou a gestão da cidade foram os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) – incluindo o da Praça Getúlio Vargas – firmados pela Prefeitura em diversos setores. [Entre esses termos de ajustamento, está o firmado com o Ministério Público Federal (MPF) e o do Trabalho (MPT), em agosto, com determinações de controle, execução e planejamento, visando uma grande reforma na administração pública municipal.

Além disso, foi firmado um TAC para a manutenção do serviço de transporte público na cidade, após o fim do contrato anterior e o início do processo licitatório, que ocorrerá apenas em 2019.

Eleições

Com mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro foi eleito o novo presidente do BrasilCom mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro foi eleito o novo presidente do Brasil | Divulgação/Beto Oliveira (Câmara dos Deputados)

As eleições de 2018 geraram um grande interesse da população brasileira. Na Região Serrana não foi diferente. As cidades da serra fluminense fizeram coro à vontade da população e deram a vitória na disputa presidencial ao capitão da reserva Jair Bolsonaro (PSL). Entre os cargos para deputado, dois nomes relacionados a Friburgo foram eleitos: Glauber Braga (PSOL) e Luiz Lima (PSL).

Na disputa pelo Senado, o Rio elegeu Flávio Bolsonaro (PSL) e Arolde de Oliveira (PSD). Para assumir o Governo do estado, o eleito foi o ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC).

No segundo turno, em Nova Friburgo, Wilson Witzel (PSC) terminou a apuração dos votos em primeiro lugar, com 69,85% (62.737) dos votos válidos. Eduardo Paes ficou em segundo, com 30,15% (27.084). Assim como no primeiro turno, um em cada quatro eleitores (24,87%) não foi votar. Brancos somaram 5.577 (4,89%) votos e nulos 18.760 (16,43%).

Conrado

Campanha para ajudar na cirurgia do bebê Conrado mobilizou a cidade ao longo do anoCampanha para ajudar na cirurgia do bebê Conrado mobilizou a cidade ao longo do ano | Foto: Reprodução/ Portal Multiplix

Um caso que comoveu e uniu os friburguenses foi o do bebê Conrado. O menino nasceu com hemimeliafibular, doença rara causada pela ausência total ou parcial da fíbula, gerando uma má formação na perna, deixando uma mais curta que a outra. O braço direito do bebê também tem uma má formação. Para cuidar do problema, era necessário realizar uma cirurgia no valor de 150 mil dólares (R$ 600 mil reais). Para alcançar o objetivo, a família do Conrado realizou rifa, almoços e até um bazar em Olaria para arrecadar recursos, além de diversas campanhas feitas por estabelecimentos da cidade. A primeira operação aconteceu no dia 5 de dezembro e a família do menino seguirá nos Estados Unidos por seis meses, até a conclusão do tratamento.

Projeto OS

No fim deste ano, a Prefeitura enviou à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, para ser votado no dia 20 de dezembro, um projeto de lei que pede autorização para instaurar Organizações Sociais (OS) na Saúde municipal e em outros setores da gestão pública, como Turismo e Meio Ambiente. O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, decidiu retirar o projeto da pauta do Legislativo no início da tarde de quarta, dia 19.

O chefe do Executivo alegou que atendeu a um pedido dos vereadores que compõem a base governista. De acordo com Renato, a retirada do projeto de votação nesta semana pode promover mais esclarecimentos à população.

Veja também o que foi notícia, em Friburgo, no turismo, na cultura, no meio ambiente e nos esportes, clicando aqui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.