MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

“Que a força esteja com você”: fãs de Friburgo e Bom Jardim celebram Dia de Star Wars

Vale tudo para homenagear a saga, até tatuagem no punho

Por João Pedro Aguiar Moreira
04/05/23 - 13:55
“Que a força esteja com você”: fãs de Friburgo e Bom Jardim celebram Dia de Star Wars Fã da saga, Camila Moraes tem o personagem Darth Vader eternizado no corpo | Foto: Camila Moraes

Nesta quinta-feira, dia 4 de maio, fãs em todo o mundo celebram o tão esperado "Dia de Star Wars". No interior do Rio, não é diferente. Tem fã que fez até tatuagem no punho para homenagear um dos personagens.

A data é uma homenagem à famosa franquia de filmes de ficção científica que se tornou um fenômeno cultural.

A escolha do dia para a celebração se deve a um trocadilho com a icônica frase "May the Force be with you", uma saudação utilizada pelos personagens. Em inglês, a frase soa foneticamente como "May the Fourth be with you" ("Quatro de maio esteja com você"), o que gerou a associação com a data.

Não viu nada de Star Wars? Olha o resumão

Criada pelo produtor cinematográfico George Lucas, em 1977, Star Wars é uma das maiores franquias de entretenimento de todos os tempos.

A história se passa em uma galáxia fictícia e acompanha as aventuras de vários personagens, em uma luta contra o Império Galáctico. Entre os principais deles, estão: Luke Skywalker, Princesa Leia Organa, Han Solo e Chewbacca.

Além dos filmes, o universo da franquia inclui livros, jogos, desenhos animados, brinquedos e outras formas de mídia relacionadas.

Ao todo, os 11 filmes da saga arrecadaram mais de 10 bilhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo, segundo a plataforma StatistaAo todo, os 11 filmes da saga arrecadaram mais de 10 bilhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo, segundo a plataforma Statista | Foto: Divulgação/Lucasfilm

Proposta revolucionária

Muitos profissionais do cinema consideram que Star Wars revolucionou o setor, com suas inovações em tecnologia e efeitos especiais.

Para o cineasta Leo Arturius, o primeiro filme da série, junto ao longa-metragem Tubarão, de Steven Spielberg, é um marco para a indústria cinematográfica. Segundo ele, essas obras estabeleceram um novo conceito de produção de filmes, chamado de blockbuster.

Esse modelo se tornou muito popular durante o verão americano, época em que as grandes produções eram lançadas com o objetivo de atrair um grande público e faturar alto nas bilheterias. Com o sucesso avassalador de Star Wars, o blockbuster passou a ser amplamente adotado, incentivando os estúdios a investirem em produções de grande orçamento e com grande apelo popular.

Ainda de acordo com ele, todo o enredo das histórias faz com que a série envolva e atraia públicos de diversas gerações:

Star Wars apresenta uma inversão na ideia de herói e vilão, onde os heróis são os rebeldes, o que é inusitado e cativante. Apesar do primeiro filme não ter sido pensado como uma trilogia, devido ao seu sucesso, foram realizados outros filmes, consolidando a ideia de trilogia. A saga é uma fantasia atemporal, pois as ideias presentes nos filmes não estão presas às lógicas do nosso mundo, o que a liberta para ser admirada até hoje.

Cineasta se considera um fã da franquiaCineasta se considera um fã da franquia | Foto: Arquivo pessoal/Leo Arturius

O interior do Rio é cheio de fãs

Para muitos entusiastas, o universo de Star Wars transcende a mera diversão, já que seus personagens e histórias são uma fonte inspiradora de valores, moldando um estilo de vida próprio.

Um desses casos é o do administrador Vinicius Gonçalves, de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Ele começou a se interessar por Star Wars quando ainda era criança, mas foi na adolescência que pegou gosto e entendeu a saga. Seu filme favorito é ‘A Vingança dos Sith’ e a cena que mais gosta é a luta entre o recém convertido Darth Vader e Obi-Wan Kenobi. O trecho ocorre no Episódio III, durante a batalha em Mustafar.

A paixão pelos filmes é tanta, que Vinicius já desembolsou valores consideráveis para comprar produtos da franquia:

Eu já gastei cerca de mil reais, incluindo jogos de videogame e PC, camisas, filmes e um sabre de luz.

Em 2019, Vinicius visitou a área temática Star Wars: Galaxy's Edge, no parque da Disney, nos Estados UnidosEm 2019, Vinicius visitou a área temática Star Wars: Galaxy's Edge, no parque da Disney, nos Estados Unidos | Foto: Arquivo pessoal/Vinicius Gonçalves

A servidora pública municipal Camila Moraes, que mora em Bom Jardim, também na Região Serrana do Rio, é outra fã de Star Wars.

Apaixonada pela série desde 2019, devido a recomendação de conhecidos, ela começou a assistir os filmes pela ordem cronológica. Desde então, se encantou por tudo relacionado à saga.

Sobre o filme favorito, ela diz:

O Episódio V - O Império Contra Ataca é o melhor da franquia. E temos a famosa cena onde Darth Vader diz para Luke: "Eu sou seu pai." Essa fala, acompanhada da Marcha Imperial, chega a arrepiar.

A cena mais emocionante para a fã é a morte de Darth Vader, seu personagem favorito:

Mesmo sendo o vilão, ele ganha o meu coração, por tamanha inteligência e domínio da força, mesmo que sombria. Por ser apaixonada pelo personagem, essa cena me emociona.

Camila tem diversos produtos personalizados da sagaCamila tem diversos produtos personalizados da saga | Foto: Arquivo pessoal/Camila Moraes

Camila diz que, para celebrar a data, costuma rever os filmes e fazer postagens nas redes sociais:

"Como não temos eventos em nosso interior, a gente celebra da nossa forma mesmo", brinca a fã.

Quando questionada sobre quanto dinheiro já gastou com produtos relacionados, ela admite não ter ideia, mas afirma que só um óculos personalizado custou R$ 360.

Coleção de Star Wars, de Camila MoraesColeção de Star Wars, de Camila Moraes | Foto: Arquivo pessoal

Além disso, Camila pretende fazer uma grande coleção com os filmes em mídia física e também de livros. "Eu só assino o Disney Plus pela franquia de Star Wars, para ter ali disponível quando eu quiser", revela.

E vai além, ela tem uma tatuagem que remete à saga, mas confessa que tem vontade de fazer uma outra. Dessa vez, com a famosa frase: "Que a força esteja com você".

O ditado, inclusive, é utilizado por Camila como uma espécie de mantra diário:

Todos os dias ao acordar e me olhar no espelho, eu repito pra mim mesma: 'Que a força esteja com você'. É uma maneira de me encorajar todos os dias para as batalhas a serem vencidas.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.