MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quase 600 desabrigados e 8 mortes: governo do RJ divulga balanço das ocorrências da chuva

Ações humanitárias, de desobstrução e limpeza são realizadas nos municípios mais afetados

Por Redação Multiplix
25/03/24 - 12:42
Quase 600 desabrigados e 8 mortes: governo do RJ divulga balanço das ocorrências da chuva Reunião de monitoramento das ações dos Bombeiros no estado | Foto: Divulgação/Rafael Wallace (Governo do RJ)

O Governo do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira, 25, um balanço das ocorrências e ações no estado. O Corpo de Bombeiros atendeu 222 ocorrências relacionadas às chuvas, 140 vítimas foram resgatadas com vida. Oito pessoas morreram.

No geral, 594 pessoas ficaram desabrigadas e 173 desalojadas nas cidades afetadas pelas chuvas intensas desde a última sexta-feira, 22.

Ainda de acordo com o estado, mais de dez mil insumos, além de medicamentos, foram transportados, pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e de Saúde, para entrega às localidades afetadas.

Desde as primeiras horas de sexta-feira, o governo do estado contou com a mobilização de 730 máquinas que fazem parte dos trabalhos executados pelas Secretarias do Ambiente e Sustentabilidade, das Cidades e a de Infraestrutura e Obras Públicas.

Teresópolis, que acumulou 306mm de chuva em 72 horas, também recebeu retroescavadeiras, caminhões, entre outros equipamentos que auxiliam a limpeza da cidade desde sábado.

O governador Cláudio Castro informou que obteve da União, garantia de ajuda, caso necessário.

Estamos com força máxima nos municípios mais prejudicados com as fortes chuvas e monitorando os demais para agirmos prontamente. Nossa prioridade é atuar para salvar vidas. Pedimos à população dessas cidades que continue atendendo aos alertas da Defesa Civil. Estamos chegando a todas elas com os auxílios necessários.

Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana, permanecem em risco alto de deslizamento, segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), e, assim como as outras regiões do Estado do Rio, estão sendo permanentemente monitoradas.

O governo federal reconheceu a situação de emergência devido às chuvas em Teresópolis. A Defesa Civil Nacional realizou uma vistoria na cidade nesse domingo, dia 24.

Teresópolis confirmou duas mortes após deslizamentos de terra na cidade.

Em Cachoeiras de Macacu, mais de 4 mil pessoas são afetadas pelas chuvas intensas, segundo as informação do fim de semana.

Funcionamento das escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) está acolhendo a população que busca apoio e dando suporte aos moradores afetados pelas chuvas, fornecendo um espaço seguro como abrigo temporário e alimentação ao longo do dia.

Dez unidades chegaram a ser mobilizadas em seis municípios (Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna). Quatro delas permanecem abertas, são elas: o Ciep 038 - Santos Dumont - Ponto de apoio para o CBMERJ, SEPM e ajuda comunitária, em Petrópolis, o C.E. Governador Roberto Silveira, em Bom Jesus de Itabapoana, C.E. Senador Sá Tinoco, em Itaperuna, e o Ciep 479 - Dr. Mario Simao Assaf, em Cachoeiras de Macacu.

Todas as 1.232 unidades estaduais estão de prontidão e podem ser abertas a qualquer momento para receber desabrigados.

A Seeduc acrescentou que, ao todo, 11 escolas não conseguiram retornar às aulas, nesta segunda-feira, 25, uma delas em Nova Friburgo: o C. E. Agrícola Rei Alberto I. A medida foi tomada para garantir a segurança de alunos e servidores nas regiões mais afetadas e buscar o restabelecimento das atividades pedagógicas.

Ações nas estradas

Nesse domingo, 24, mais de seis rodovias estaduais contaram com equipes trabalhando na remoção de árvores e barreiras que caíram nas pistas, devolvendo a normalidade ao trânsito.

O governo do estado informou que segue atuante para que a população tenha sua rotina normalizada o mais rápido possível. A população afetada pelas chuvas também conta com o atendimento que já está sendo dado pela Assistência Social e pela Defesa Civil estadual.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.