MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeiros nomes de pré-candidatos começam a surgir em Búzios para eleição suplementar

Registros de candidatura devem ser encaminhados ao cartório eleitoral da cidade até 22 de março

Por Rômullo Espíndola
29/02/24 - 11:09
Primeiros nomes de pré-candidatos começam a surgir em Búzios para eleição suplementar Em ordem alfabética: Gladys Nunes, Josué Pereira e Rafael Aguiar são os primeiros pré-candidatos | Fotos: Reprodução/Redes sociais

A eleição suplementar em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, está prevista para acontecer no dia 28 de abril. Os registros de candidatura, no entanto, devem ser encaminhados ao cartório eleitoral da cidade até o dia 22 de março. Assim, começam a surgir os primeiros pré-candidatos.

Até a manhã desta quinta-feira, dia 29, três nomes conhecidos no balneário anunciaram o interesse de participar do pleito suplementar. O primeiro deles, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Josué Pereira (PRTB), que se colocou como possível concorrente durante sessão plenária:

Hoje [terça, 27], lancei a minha pré-candidatura à prefeitura nas eleições suplementares. Agradeço ao prefeito Alexandre Martins pela confiança no meu trabalho e por ter indicado o meu nome neste momento tão difícil para a nossa cidade. Confesso que fiquei surpreso, mas muito animado com esta oportunidade.

Outro nome conhecido na cidade e que também anunciou a pré-candidatura na quarta-feira, 28, foi a ex-vereadora Gladys Nunes (Solidariedade). Em um vídeo divulgado em sua conta no Instagram, ela fez um pronunciamento apresentando suas propostas e críticas à administração anterior:

Quero ser a opção para todos que não suportam mais o mesmo grupo buscando o poder a qualquer preço. O prefeito cassado não é o único culpado. Quero unir todas as pessoas de bem para resgatar o sonho que nos levou a emancipação e propor um pacto de desenvolvimento.

Também nessa quarta, 28, o atual prefeito interino do município, Rafael Aguiar (Republicanos), lançou sua pré-candidatura em uma publicação nas redes sociais. No vídeo, Rafael falou sobre essas semanas à frente do Executivo e externou os objetivos para os próximos meses, caso eleito:

Acredito firmemente na continuidade desse trabalho, mostrando que é possível ser político e manter a mesma essência, os mesmos sonhos e o mesmo compromisso com nossa cidade tão amada. Por isso, decidi aceitar o desafio de me candidatar a prefeito de Armação dos Búzios.

Além dos três nomes, que já lançaram suas pré-candidaturas, devem surgir mais pré-candidatos até a proximidade da data dos registros oficiais junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

Regras e prazos do pleito suplementar

Conforme resolução do TRE-RJ, os partidos políticos aptos ao pleito terão entre os dias 13 a 17 de março para deliberar sobre a escolha dos candidatos a prefeito e vice-prefeito. Após o registro de candidatura, o juiz eleitoral terá cinco dias para deferir ou não as candidaturas.

Ainda segundo as informações divulgadas pelo órgão, poderão concorrer ao pleito aquelas pessoas filiadas a algum partido político e com domicílio eleitoral até o dia 31 de outubro de 2023. A propaganda eleitoral não poderá ser veiculada em rádio e TV.

Também segundo a resolução divulgada pelo Tribunal do Rio, o vencedor no pleito suplementar vai ser diplomado até a data limite de 20 de maio para governar a cidade de Búzios, podendo ainda participar das eleições municipais previstas para outubro.

Entenda o motivo de uma nova eleição

O órgão está convocando eleições suplementares no balneário após decisão da ministra Isabel Gallott, publicada neste mês de fevereiro, que negou o recurso interposto pela defesa do então prefeito Alexandre Martins (Republicanos), afastado do cargo por abuso de poder econômico nas eleições de 2020.

Na ocasião, após receber uma denúncia, a Polícia Militar apreendeu R$ 6,2 mil em espécie, folhetos de propaganda e planilha especificando "as condutas ilícitas qualificadas", como diz a decisão. Em 2022, o TRE-RJ já havia cassado os mandatos de Martins, e do vice na chapa, Miguel Pereira de Souza (PL).

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.