MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Praça no centro de Nova Friburgo terá aulas gratuitas de xadrez neste fim de semana

Iniciativa faz parte do projeto 'Um dia no Jardim' e ainda vai revelar curiosidades sobre o jogo na cidade

Por Redação Multiplix
17/03/23 - 09:30
Praça no centro de Nova Friburgo terá aulas gratuitas de xadrez neste fim de semana Praça Getúlio Vargas vai virar um espaço para jogar xadrez neste sábado | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Neste sábado, dia 18, a Secretaria de Educação de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, irá oferecer aulas gratuitas de xadrez nos jardins da praça Getúlio Vargas, no Centro.

As atividades serão realizadas entre 10h e 16h, através da 2ª edição do projeto ‘Um dia no jardim’, da Fundação Dom João VI.

Para participar, basta chegar ao local e se apresentar. As aulas serão abertas para pessoas de todas as idades.

A proposta do projeto de Educação Patrimonial é a ocupação da praça com uma jornada de performances artísticas voltadas e executadas pelos participantes.

Cada encontro possui um tema pré-determinado, no qual a história e as características da praça são abordadas.

E o tema escolhido para essa 2ª edição foi o xadrez. Isso porque o hotel Salusse, que ficava localizado na praça Getúlio Vargas (onde hoje está situado o Edifício Spinelli), foi o local onde nasceu o ‘Clube de Xadrez’ na cidade.

Por isso, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, além das aulas a serem ministradas, serão ainda reveladas diversas curiosidades sobre essa bela história.

Caso queiram participar de aulas frequentes, basta o interessado conversar com o professor Guilherme Moraes, que estará no evento. Essas aulas acontecem no Complexo Educacional Paulo Ronai, no Paissandu.

O que é o jogo de Xadrez

O jogo de xadrez é indicado para desenvolver o raciocínio lógico e a concentraçãoO jogo de xadrez é indicado para desenvolver o raciocínio lógico e a concentração | Foto: Banco de imagem

O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes.

Cada um é representado por peças de cores opostas. Geralmente, são utilizadas pretas e brancas.

O objetivo do jogo é conquistar o 'rei' do seu adversário.

O jogo de xadrez desenvolve o raciocínio lógico e o nível de concentração.

É considerada uma ferramenta importante na educação, pois, além de abordar um esporte saudável, acaba também despertando a simpatia nos educandos e auxiliando em aspectos cotidianos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.