MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Por que em alguns lugares a voltagem é 110 e em outros é 220?

Teresópolis e Nova Friburgo, mesmo vizinhas, utilizam diferentes tensões. Entenda o motivo

Por Isadora Jaron
02/07/20 - 11:24
Por que em alguns lugares a voltagem é 110 e em outros é 220? No Brasil, voltagem é dividida de uma cidade para outra | Foto: Banco de Imagem

Quem mora em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, está acostumado a utilizar eletrodomésticos e eletrônicos com 110 volts (v) de tensão. Enquanto em Nova Friburgo, também na serra fluminense, utiliza 220 volts. Mesmo tão perto, com apenas 68 quilômetros de distância, as duas cidades são exemplos dos dois tipos de tensão que dividem o mundo.

O continente americano, em boa parte, utiliza a tensão 110v. Já na Europa, Ásia e África é utilizada a 220v. Mas, no Brasil, a situação é complicada, pois de um estado para o outro, e mesmo de uma cidade para outra vizinha, há as duas voltagens: 110v e 220v.

Mas por que as voltagens são diferentes nas cidades? Primeiro é preciso saber que a tensão é o motivo para essa divisão. Em um circuito existe a tensão, medida em volts e a corrente, pelos amperes. E as duas são diferentes.

Em Nova Friburgo, a escolha dos 220v aconteceu depois da vinda dos alemães para o município.

“A indústria europeia da época trabalhava com tensões 220 volts. A indústria Ypú necessitou construir uma pequena usina em Mury para alimentar suas máquinas. Com o tempo a rede foi se expandindo, pois a cidade cresceu em torno das fábricas”, explicou Ocimar Cordoeira, tecnólogo em eletrônica e técnico em eletrotécnica.

Em Teresópolis, durante muitos anos a empresa Light foi a responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. O técnico em eletrotécnica também explica o motivo da tensão 110v na cidade.

“A Light assumiu o controle de várias cidades no Brasil e exigiu que fosse adquirido um aparelho que transformasse 220 em 110. Curiosamente somente a Light Canadense possuía esse equipamento”, destacou Ocimar.

Quanto menor a voltagem, maior os amperes. Se, por exemplo, um local com a tensão 110v tiver uma lâmpada de 600 watts de potência, vai ser necessário 5,4 amperes de corrente. Mas, se a voltagem for 220v, a mesma lâmpada só irá precisar de 2,7 amperes de corrente. O mesmo vale para os eletrodomésticos e eletrônicos.

“A vantagem de trabalhar com tensão 220 volts é que a corrente que circula em seus condutores é a metade da corrente que circula em circuitos alimentados com 110 volts”, frisou o técnico.

Portanto, a quantidade de energia acaba não fazendo diferença já que é a potência, ou os watts/hora que são consumidos, que aparecem no total da conta de energia elétrica.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.