Pinguim é resgatado em Araruama; saiba o que fazer caso encontre um desses animais
Aparecimento de pinguins nas praias da Região dos Lagos do Rio é comum nesta época do ano

Um pinguim foi resgatado na última terça-feira, 20, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. De acordo com a Defesa Civil, o animal foi encontrado por um guarda-vidas na areia da Praia do Vargas, no distrito de Praia Seca. Ele foi encaminhado ao CTA - Serviços em Meio Ambiente, que realiza o atendimento veterinário.
O aparecimento desses animais é frequente na Região dos Lagos nesta época do ano, como explica a bióloga Jaqueline Brum. A espécie encontrada em Araruama é a do pinguim-de-magalhães.
"É o mesmo caso dos pinguins que aparecem em Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. É bem comum por ser a rota migratória deles. Nesse período eles sempre surgem por aqui", afirma a bióloga.
De acordo com o CTA, no inverno, os pinguins que habitam as zonas costeiras da Argentina, Chile e Ilha Malvinas migram para a costa brasileira através das correntes marítimas fugindo do rigoroso inverno da Patagônia, e em busca de alimento e águas mais quentes. Eles chegam exaustos e alguns acabam encalhando nas nossas praias depois de uma longa viagem.
"Por volta do final do mês de fevereiro, inicia-se o período migratório anual, e na costa brasileira os pinguins mais jovens podem ser vistos a partir de junho. Os animais resgatados vivos são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Fauna para receber atendimento veterinário. Os pinguins são estabilizados, tratados e, quando aptos, soltos em grupos. Já os animais mortos também são recolhidos e encaminhados para realização de exame necroscópico", conta Giovanna Cypriano Lage, gestora de projetos do CTA - Serviços em Meio Ambiente.
Pinguins encaminhados ao CTA, na Região dos Lagos, recebem atendimento veterinário | Foto: Divulgação/CTA
Caso a população encontre algum desses animais encalhados, acione o resgate por meio da Central de Emergências da Petrobras através do número 0800 026 2828, no Rio de Janeiro. Veja algumas orientações que devem ser seguidas quando se encontra um pinguim:
- Faça silêncio;
- Não tente alimentá-lo;
- Não o coloque no gelo;
- Mantenha-o seco e aquecido em um local sombreado.
Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix