MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa em Arraial do Cabo tenta comprovar existência de antigo cemitério e visita de Princesa Isabel

Registros apontam que sepultamentos foram realizados ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos

Por Vinícius Pereira
11/10/21 - 16:43
Pesquisa em Arraial do Cabo tenta comprovar existência de antigo cemitério e visita de Princesa Isabel Primeiro cemitério da cidade teria sido erguido ao lado na Igreja Nossa Senhora dos Remédios | Foto: Grupo Antigos do Cabo/Arquivo (Colorização: Achilles Pagalidis)

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é famosa mundialmente por suas águas cristalinas, pelos avistamentos de baleias e os belos passeios de barco. Mas, muita gente não sabe, é que o município tem uma rica história para ser contada, ainda explorada timidamente. São fatos importantes sobre o descobrimento do Brasil e os primeiros habitantes desta eterna vila de pescadores.

Recentemente, uma pesquisa divulgada no município chamou a atenção para o desencontro de datas, sobre uma possível passagem da Princesa Isabel por Arraial do Cabo para inaugurar o cemitério existente até hoje no município.

A investigação minuciosa busca comprovar essa visita por meio da oralidade local. O Conde d´Eu, casado com a princesa, também teria participado do ato.

Divergência de datas

O escritor e pesquisador cabista, Leandro Miranda, conhecido na cidade como Léo do Blimp, descobriu relatos importantes que podem ajudar a entender melhor as datas que envolvem a construção do cemitério.

“Segundo a tradição oral, o cemitério de Arraial foi inaugurado em julho de 1868 pela Princesa Isabel, quando aqui esteve nos visitando. Com ajuda do amigo Christian Cardoso de Andrade, que vem desenvolvendo uma pesquisa bem interessante sobre seus antepassados, cheguei até o livro de Assentos de Óbitos da Freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, no período de 1867-1882, onde consta uma série de sepultamentos no cemitério da capela de Nossa Senhora do Remédios na Praia dos Anjos. Os funerais dentro de igrejas ou no seu entorno eram uma prática comum no século XIX”, contou Leo.

De acordo com o pesquisador, os registros confrontam a oralidade popular. A primeira citação encontrada no livro com sepultamento no cemitério de Arraial do Cabo, fora da igreja, só aparece em março de 1869, portanto, depois da suposta inauguração.

Documentos comprovam as datas Documentos comprovam as datas | Foto: Livro de assentos de óbitos/Acervo câmara de Cabo Frio

Outro fato que chamou atenção dos pesquisadores é que as Atas da Câmara Municipal de Cabo Frio, desse período, não fazem nenhuma menção relacionada à visita da princesa. Sobre o assunto, apenas um jornal da época faz uma pequena citação sobre Isabel ter visitado a Ilha do Farol, famoso ponto turístico atualmente. Os relatos históricos detalhados revelam que Isabel passou por Iguaba Grande, também na Região dos Lagos.

Princesa Isabel esteve na Região dos Lagos Princesa Isabel esteve na Região dos Lagos | Foto: Livro de assentos de óbitos/Acervo câmara de Cabo Frio

Diante dessas descobertas contidas no livro de assentos de óbitos, o primeiro cemitério da cidade teria sido erguido ao lado na Igreja Nossa Senhora dos Remédios. O local fica no Centro Histórico da cidade, onde estão monumentos e peças que até hoje lembram importantes passagens do início da colonização de Arraial, como a própria igreja construída em 1506 na Praia dos Anjos, e o monumento a Américo Vespúcio, no largo do descobrimento.

Histórias que encantam moradores

A divulgação das informações despertou a curiosidade entre os moradores que não sabiam dessa parte da história. A paroquiana Josi Araújo contou ao Portal Multiplix que gostaria de saber mais sobre esse suposto cemitério.

“Fiquei muito surpresa ao saber que havia um cemitério ao lado da Matriz Histórica Nossa Senhora dos Remédios! Gostaria de saber porquê foi desativado e porquê não foi preservado. E o que foi feito com os restos mortais dos que ali foram sepultados? Muito intrigante tudo isso!”, disse Josi.

Por essas e outras perguntas, continuam as buscas por documentos que comprovem a visita e a suposta inauguração, além da procura por outros registros históricos sobre a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

A igreja foi construída em 1506 na Praia dos AnjosA igreja foi construída em 1506 na Praia dos Anjos | Foto: Grupo Antigos do Cabo/Arquivo (Colorização: Achilles Pagalidis)

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.