MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo lidera mercado de flores de corte no Estado do Rio

Cidade Serrana é responsável por 60% da produção estadual do setor

Por Matheus Oliveira
12/06/18 - 16:11
Nova Friburgo lidera mercado de flores de corte no Estado do Rio flores nova friburgo. | Amanda Tinoco

A cidade de Nova Friburgo é propícia para a agricultura e para o cultivo de flores devido ao clima da região. Por isso, o município vem se tornando um importante polo produtor no Estado do Rio e puxando a geração de emprego e renda no setor. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura, a cidade foi responsável por 60% da produção estadual e arrecadou R$ 130 milhões em 2017. No total, a produção fluminense arrecadou R$ 160 milhões.

Nova Friburgo possui 220 agricultores, que produzem 16,5 milhões de maços de flores, gerando 18 mil empregos, de acordo com dados do site do Governo do Estado. Cerca de 85% de toda a produção estadual são de responsabilidade da agricultura familiar, que consiste em pequenas propriedades rurais. Das flores produzidas, 90% são comercializadas no mercado interno garantindo mais qualidade ao produto, já que não é necessário realizar grandes percursos.

“O Rio de Janeiro também vende para outros estados alguns tipos de flores, como as tropicais, por dispor de climatologia mais adequada do que os concorrentes. O fato de ser o segundo maior mercado consumidor do país facilita o escoamento da produção”, explicou o engenheiro agrônomo e gerente de floricultura da Emater Rio, Martinho Belo.

Para qualificar a produção, o setor investe em modernização como a técnica da fertirrigação, que utiliza água para levar nutrientes à planta, além de reduzir a quantidade de fertilizantes usados em 30%.

“O cultivo protegido possibilita o controle de variáveis climáticas como temperatura, umidade de ar, radiação solar e vento. Esse controle se traduz em ganho de eficiência produtiva e equilibra as finanças, possibilitando a continuidade do trabalho. Das 35 estufas que tenho, como astromélias, lírios, chuvas de prata e gérberas, pelo menos 90% vão para venda”, disse o produtor Vadith Chamboudet.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.