MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Moradores de Bom Jardim decidem se mobilizar contra a falta de água na cidade

Situação vem se tornando rotineira e população relata ficar até 15 dias sem abastecimento

Por Matheus Oliveira
15/01/20 - 17:54
Moradores de Bom Jardim decidem se mobilizar contra a falta de água na cidade Moradores de Bom Jardim reivindicam normalização no serviço de abastecimento de água na cidade | Foto: Banco de Imagem

Um velho drama segue causando transtornos aos moradores de Bom Jardim, na Região Serrana: a falta de água. Assim como no ano passado, o município tem ficado dias sem abastecimento por parte da Cedae. Tal situação fez com que os moradores se mobilizassem para buscar soluções para o problema.

Nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, os moradores vão realizar uma reunião às 19h, no Galpão Cultural, na rua Luís Corrêa, no Centro, organizado através de um grupo criado nas redes sociais.

Segundo relato de moradores, a água tem ficado escura e a população tem ficado dias sem o abastecimento regular.

“Então, aqui nos prédios do bairro Bom Destino, no último final de semana ficou 3 dias sem cair água e só voltou na segunda por volta das 10h. Já nesta quarta, 15, pela manhã, quando passei perto do clube Maravilha tinha um hidrômetro jorrando água e não fizeram nada. Por causa disso, desligaram o fornecimento de água para o bairro. E sabe quando lá que dia vão religar a água. Acho um absurdo isso, pois a conta chega com 1 mês de antecedência e vive faltando água”, declara a moradora Deydi Vogas.

Água  com coloração mais escura vem chegando às casas da população de Bom JardimÁgua com coloração mais escura vem chegando às casas da população de Bom Jardim | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A presidente de uma rádio local, Ana Lúcia Poubel, moradora do bairro Bem Te Vi, explica que o grupo conta com três vereadores que entraram com um processo contra a Cedae que recorreu e o problema segue sem solução.

“A cidade de Bom Jardim tem bairros que tem água caindo cada 15 dias. No meu bairro, a água só chega uma vez por semana. Além disso, ela vem com uma coloração escura que não dá para beber. A população mais pobre, que não pode comprar água mineral, vem sofrendo bastante com esta situação”, declara.

Com os problemas recorrentes, muitos moradores decidiram processar a empresa. Mas situação não se resolvia e assim, a população decidiu criar o grupo e discutir impetrar uma ação conjunta na Justiça contra a Cedae, segundo Ana Lúcia.

“A Prefeitura mantém o contato com a empresa, mas não pode rescindir em razão da multa. Decidimos criar o grupo e marcar a reunião para discutir essa ação conjunta pois apenas o Executivo, Legislativo e ações individuais sendo impetradas contra a empresa. Teremos um advogado e um representante do Procon para nos orientar nesta questão", complementa.

O morador do bairro Águas Claras, Marcílio da Ulfer destaca que 80% da população está ficando sem água.

“Podemos dizer que mais de 70% da cidade está sem água. Isso vem gerando doenças e muitos problemas. O município possui um índice de câncer um pouco à frente de casos de agressão contra a mulher. Por isso, o pessoal está cansado e vamos buscar os nossos direitos”, relata.

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a Cedae e a Prefeitura de Bom Jardim e ainda não obteve resposta.

Vale lembrar ainda que a Cedae vem encarando problemas com a qualidade da água em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro e seis municípios da Baixada fluminense.

Problema antigo

O problema da falta de água em Bom Jardim vem sendo rotineiro desde o ano passado. Em fevereiro e março de 2019, o Portal Multiplix noticiou relatos de moradores que ficaram dias sem água.

Na época, de acordo com o relato da fotógrafa Juliana Tostes, o problema é constante, chegando a ficar três dias sem água e os moradores ficam sem resposta da concessionária sobre o problema.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.