MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Tempestade subtropical Potira está por trás do tempo instável e da ventania em Nova Friburgo

Fenômeno raro no Atlântico Sul está se deslocando em direção ao oceano, intensificando os ventos, mas tempo deve melhorar na sexta

Por Redação Multiplix
21/04/21 - 11:06
Tempestade subtropical Potira está por trás do tempo instável e da ventania em Nova Friburgo Estado do Rio de Janeiro deve ter muitas nuvens carregadas alternando com períodos de sol nesta quarta | Foto: Banco de Imagem

Abre sol, o céu fecha, chove um pouco, volta o sol. E tudo isso com um vento incessante, que às vezes até assusta pela intensidade. O tempo está assim em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, desde terça-feira, 20.

A responsabilidade por essa instabilidade é de uma tempestade subtropical, batizada pela Marinha do Brasil como Potira. O fenômeno, raro em águas do Atlântico Sul, se formou ontem na costa da Região Sudeste.

De acordo com o Climatempo, a área de baixa pressão atmosférica está provocando os ventos intensos que podem chegar a 50 km/h em todo o estado do Rio de Janeiro, e até 70 km/h na Região dos Lagos e no norte fluminense.

Ainda segundo o Climatempo, a tempestade se afasta lentamente da costa, o que faz com que os ventos marítimos soprem de forma mais persistente em direção ao continente.

A Potira também está empurrando muita umidade e nuvens carregadas em direção a parte dos estados do Sudeste, causando esse “abre e fecha” do tempo.

Ao longo desta quarta, todo o estado do Rio de Janeiro está suscetível a alguns períodos de sol com alternância de pancadas de chuva. No litoral fluminense, o mar permanece agitado com ondas de até 4 metros e com risco de ressaca.

O Climatempo prevê que a tempestade subtropical Potira siga se afastando da costa, mas a instabilidade no tempo ainda deve permanecer na quinta. O tempo só melhora mesmo no Rio a partir de sexta-feira.

Fenômeno raro

De acordo com o Climatempo, a tempestade subtropical Potira é uma evolução de um ciclone. Ela foi classificada como tempestade devido à intensidade do fenômeno e ocorrência de ventos superiores a 61 km/h.

Desde 2011 a Marinha do Brasil não registrava uma tempestade subtropical na costa brasileira no mês de abril. Somente a instituição pode nomear os sistemas meteorológicos especiais que se formam na costa do país.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.