MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sebrae e Senac promovem Semana Sustentável na Moda a partir de segunda

Evento gratuito e digital vai debater futuro do setor. Confira como se inscrever

Por Redação Multiplix
05/11/20 - 14:50
Sebrae e Senac promovem Semana Sustentável na Moda a partir de segunda Setor da moda vai discutir iniciativas sustentáveis e o futuro da área | Foto: Reprodução/Banco de Imagem

O Sebrae-RJ e o Senac-RJ promovem a primeira edição da Semana da Sustentabilidade na Moda. O evento será totalmente gratuito e digital, com início na próxima segunda-feira, dia 9 de novembro e vai até o dia 13.

Durante cinco dias, os palestrantes abordarão quatro temas: Economia Circular; Consumo Consciente; Compras Sustentáveis; Futuros Desejáveis e Novos Modelos de Negócios. As inscrições podem ser feitas pelo site da Semana da Sustentabilidade.

“O conceito de desenvolvimento sustentável propõe um novo modelo de reutilizar os recursos, de maneira responsável. A moda sustentável trabalha com cinco pilares. Quando elaboramos a programação, não queríamos ficar no abstrato. Por isso, trouxemos empresas que utilizam esses conceitos na prática", explica Suellen Analia, analista do Sebrae Rio.

“Quem participar do ciclo de palestras, vai receber informações sobre os temas e entender como aplicar esse conhecimento dentro da sua empresa”, conclui Suellen.

Durante a semana, os participantes vão refletir sobre varejo sustentável, o papel do consumidor na atualidade, o futuro da moda e as novas economias.

Segundo o Sebrae Pesquisa, em trabalho finalizado no dia 9 de setembro, 84% das empresas da moda já retomaram as atividades.

Apesar disso, essas empresas (em sua maioria, pequenos negócios), ainda sofrem uma perda ligeiramente maior de faturamento (-42%), quando comparado ao período antes da crise.

Na média de todos os setores, a perda de faturamento é de 40%. As reduções de faturamento mais expressivas estão nos segmentos de moda praia (-76%), moda sustentável ou agênero (-48%) e moda infantil e uniformes/fardamento (-46%). Na situação oposta, os segmentos de moda lar (-23%) e moda íntima (-25%) foram os que registraram o menor nível de perdas, em comparação com o período pré-crise.

O levantamento mostra que os empresários do setor da moda reduziram o volume de compras ou desistiram de adquirir novas coleções para a próxima temporada, em comparação com 2019 (20% não compraram e 39% reduziram o volume de compras acima de 30%).

Para esses empreendedores, os maiores desafios para a retomada e sobrevivência do negócio são: capital de giro (50%), planejamento de compras e giro de estoques (27%), o fato dos produtos e serviços de moda não serem vistos como essenciais (25%) e os controles financeiros pós-pandemia (23%).

Programação

Semana da Sustentabilidade na Moda – Dias 9 a 13 de novembro

  • Dia 9/11

10h - Futuros possíveis, colaboração e novas economias

  • Dia 10/11

10h - Sustentabilidade como diferencial criativo para os negócios

  • Dia 11/11

10h - Inovação e circularidade na moda

15h - Design Virtual: uma prática regenerativa

  • Dia 12/11

10h - Novos formatos de consumo na moda

15h - Amor, identidade e consciência

  • Dia 13/11

10h - Novas formas de comercialização do varejo sustentável

15h - O mundo é circular? Ética, circularidade e inovação como fatores de transformação.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.