MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Região dos Lagos tem praias com trechos considerados impróprios para banho; veja quais são

Levantamento feito pelo Inea neste mês apontou resultados negativos

Por Rômullo Espíndola
28/02/23 - 15:59
Região dos Lagos tem praias com trechos considerados impróprios para banho; veja quais são Trecho da Praia das Palmeiras, em Cabo Frio, é um dos locais considerados impróprios | Foto: Carlos Henrique Ferreira

Praias de cidades da Região dos Lagos do Rio apresentaram resultados insatisfatórios em levantamento realizado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).

Alguns trechos de praias de Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio foram considerados impróprios para banho.

Conforme o estudo realizado pelo Inea este mês, o município de Araruama é o que possui mais locais inapropriados para banhistas.

No total, são cinco: Seca, Nobres, Areal, Pontinha e Iguabinha.

No ranking da pesquisa, Cabo Frio aparece na sequência com três trechos: Siqueira, Forte e Palmeiras.

A cidade vizinha, Arraial do Cabo, apresenta dois: Monte Alto e Figueira.

Moradores da Praia do Siqueira hastearam bandeira em protesto contra a poluiçãoMoradores da Praia do Siqueira hastearam bandeira em protesto contra a poluição | Foto: Carlos Henrique Ferreira

O instituto não coletou amostras de Armação dos Búzios nas últimas semanas.

O que dizem as prefeituras

Araruama

A secretarias de Ambiente e Obras de Araruama informaram que já realizam trabalhos de fiscalização e bloqueio de ligações clandestinas de esgoto, que possam cair na Lagoa de Araruama.

A cidade já possui cinturão de coleta na extensão da orla da laguna de Araruama. Com esse trabalho, a cidade possui 80% de cobertura na coleta de esgoto, que deixou de ser despejado na laguna.

O município garante ainda que vai intensificar a fiscalização para coibir os esgotos clandestinos nos bairros para evitar que os mesmos venham a poluir as águas.

Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio esclareceu que a questão da balneabilidade das praias está diretamente ligada ao saneamento básico e que a responsabilidade contratual é da concessionária Prolagos.

O município tem atuado constantemente para cobrar soluções da concessionária para a adequação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira para o nível terciário, bem como para a implantação de uma rede separativa de esgoto.

A administração municipal ainda garantiu, que as ações de fiscalização são regulares, o que tem acarretado, inclusive, na aplicação de multas pelo despejo indevido de esgoto na Laguna de Araruama.

Prolagos se defende

A concessionária afirmou, que segundo dados do Inea, 85% da Lagoa de Araruama está em condições ótimas ou excelentes.

Já nos demais trechos da lagoa, o corpo hídrico sofre influências diversas, como água de chuva oriunda de redes de drenagem sem limpeza ou manutenção, poluição de rios sem tratamento adequado e lançamentos irregulares de esgoto.

Entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, a Região dos Lagos foi atingida por consecutivos períodos de fortes chuvas, que carregam para os corpos hídricos impurezas acumuladas em rios e galerias pluviais. A Boca da Barra é o único ponto de troca de água entre a Lagoa de Araruama e o mar e ainda está sujeita à influência das chuvas.

A empresa também afirma que a Praia do Siqueira recebe toda a drenagem de Cabo Frio, o que acaba resultando no acúmulo de resíduos naquele local. Mesmo não sendo de sua responsabilidade, segundo a concessionária, a empresa vem buscando junto aos poderes públicos municipais e estaduais uma parceria público-privada para a recuperação ambiental do lugar.

Arraial do Cabo

A Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo disse que está acompanhando a situação. O governo municipal afirmou também que é possível que as chuvas do último dia 15 tenham afetado a balneabilidade dos locais mencionados.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.