Projeto “Uma Composteira por casa” beneficia moradores de Lumiar e São Pedro da Serra
Segundo organização, são aproximadamente 18 toneladas de lixo que deixam de ir para o aterro sanitário

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade de todo lixo produzido em casa é orgânico. Isso significa que a maior parte do resíduo que criamos é formado por cascas de frutas, verduras e outros detritos alimentares.
Por esta razão, as composteiras são grandes aliadas do meio ambiente. Além de transformar parte do lixo em adubo natural, os adeptos desta prática contribuem com a redução da emissão de poluentes e do volume do lixo em aterros sanitários.
No distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, uma empresa produtora de cerveja utilizou a verba destinada ao setor de marketing para reinvestir em sua comunidade através de uma ação ambiental. Assim, em 2019, nasceu o projeto “Uma Composteira por Casa”, que doa composteiras domésticas para moradores da região transformarem os resíduos orgânicos de suas residências em adubo.
A iniciativa chegou a marca de 100 composteiras entregues, com o lote que foi destinado aos participantes no último sábado, 3. De acordo com o proprietário da Cervejaria em Lumiar, Luiz Enne, são aproximadamente 18 toneladas de lixo orgânico, por ano, que iriam para o aterro de Nova Friburgo.
Hari Dasa, morador de Lumiar há dois anos, tem uma das composteiras do projeto em sua residência. Segundo ele, a prática gera uma elevada quantidade de biofertilizante, o que proporciona o adubo das suas plantas em casa e também para seu sítio em São Pedro da Serra.
“A adaptação de um novo hábito é lenta, mas funciona e vale a pena. De dois em dois meses, eu recolho uma boa quantidade de composto orgânico e utilizo em tudo que planto”, conta.
Ida Leal, moradora de Lumiar, é uma das primeiras participantes do projeto. Superadas algumas dificuldades iniciais, hoje, ela pensa até em vender o biofertilizante.
“A maior dificuldade foi lidar com as moscas nos baldes. Com alguns truques a composteira estabilizou. Ela fica em uma parte externa da casa, protegida do sol. Fazemos revisões semanais para verificar possíveis infestações. Agora, já estou até pensando em vender o biofertilizante", revela.
Para participar do “Uma Composteira por Casa” basta ser morador da região e enviar um pedido através das redes sociais da cervejaria Lumiarina. A equipe da empresa também presta consultoria gratuita aos participantes do projeto sobre dicas de utilização do material.
A iniciativa chegou a marca de 100 composteiras entregues, com o lote destinado aos moradores no último sábado, 3 | Foto: Reprodução/Redes Sociais