MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto recolhe 70 litros de óleo durante Carnaval em Nova Friburgo

Cada litro é capaz de contaminar outros 25 mil de água; iniciativa pretende evitar poluição das águas e transformar resíduo em sabão

Por Nai Frossard
03/03/23 - 14:17
Projeto recolhe 70 litros de óleo durante Carnaval em Nova Friburgo Programa Trata Óleo coletou 70 litros de resíduo durante o Carnaval | Foto: Divulgação/Águas de NF

Você sabia que o óleo tem alto poder poluente se for descartado de forma errada? Cada um litro de óleo é capaz de poluir até outros 25 mil de água.

E pensando em sustentabilidade, o 'Programa Trata Óleo' foi criado visando reduzir os índices de poluição nas águas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Durante o Carnaval, nove recipientes coletores foram disponibilizados na cidade, com capacidade de armazenar 50 litros cada.

Foram armazenados, restos de óleo de cozinha descartados pelos barraqueiros durante os dias de folia.

Ao todo, foram recolhidos aproximadamente 70 litros do resíduo durante o período.

Através de uma parceria entre a concessionária Águas de Nova Friburgo e a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a ação vai encaminhar o óleo recolhido para uma empresa terceirizada produzir sabão. O novo produto será distribuído na cidade para algumas instituições.

O projeto vai recolher óleo usado e reutilizar. Muita gente não sabe mas esse resíduo pode ser usado para produzir sabão em pasta, para cozinha.

O 'Programa Trata Óleo' foi implantado pela concessionária em janeiro deste ano e já soma um total de 106 litros de óleo de cozinha coletado até agora.

O objetivo é conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha usado, minimizando impactos ambientais e colaborando “com uma educação ambiental ampla e efetiva”.

O responsável pelo tema ‘Sustentabilidade’ da concessionária, Bernard Vecci, informou que até o momento, são três pontos de entrega voluntária já implantados.

O plano é que, até dezembro deste ano, mais 19 pontos sejam instalados. De acordo dom Bernard, até 2027,cerca de 112 pontos serão inseridos no município.

A ação é muito importante, porque além de minimizar impactos ambientais, gera renda para comunidade. A cada 2 litros de óleo depositados, 1 pasta caseira será destinada para entidades beneficentes do município.

O descarte do resíduo na rede de esgoto, além de ser prejudicial ao meio ambiente, interfere no bom funcionamento das estações tratamento de esgoto e redes coletoras, porque o material solidifica, causando entupimentos e extravasamentos.

Aprenda como descartar o seu óleo de cozinha usado:

  • 1º passo: após o uso, espere o óleo esfriar na panela

  • 2º passo: despeje o óleo na garrafa usando um funil (não precisa peneirar)

  • 3º passo: feche bem a tampa para evitar vazamentos, e guarde a garrafa com o óleo em um lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor

  • 4º passo: assim que a garrafa estiver cheia, leve em um dos PEV da sua cidade, disponibilizado pelo Programa Trata Óleo e seus parceiros

Acesse o site do ‘Trata Óleo’ para saber mais sobre o assunto

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.