MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto Mar sem Lixo: no Dia Mundial dos Oceanos, Cabo Frio vai realizar marcha de conscientização

Caminhada pela orla da Praia do Forte tem o objetivo de chamar atenção sobre a conservação dos ambientes marinhos

Por Redação Multiplix
07/06/22 - 10:06
Projeto Mar sem Lixo: neste Dia Mundial dos Oceanos, Cabo Frio realiza marcha de conscientização Projeto realiza ações todos os anos nas praias | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Os oceanos influenciam nas condições climáticas, absorvem grande quantidade de gás carbônico e alimentos para várias espécies. Mas, pensando em chamar a atenção da população para os problemas que os ambientes marinhos estão sofrendo, o Projeto Mar Sem Lixo vai realizar nesta quarta-feira, 8, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, a Marcha pelos Oceanos.

Programação

O evento acontece em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos e recebe apoio da prefeitura. De acordo com os organizadores, as atividades começam às 9h, com apresentação de projetos ambientais, em uma ação lúdica que busca sensibilizar a sociedade quanto à proteção de meio ambiente marinho.

Na sequência, está prevista uma oficina de criação de cartazes, onde serão distribuídas cartolinas, tintas e canetas, para que sejam escritas mensagens que representem a percepção do participante sobre o assunto.

A Marcha pelos Oceanos terá início às 10h, com uma caminhada pela orla da Praia do Forte.

Números da poluição continuam crescendo

A poluição nas praias e nos mares, principalmente de plásticos, é tema de discussão durante todo o ano nos projetos deste movimento global da sociedade civil, que foi realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2018, onde a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou atenção para esse problema nos oceanos.

De acordo com os estudos pelo Ocean Conservancy, órgão que luta pela preservação dos mares, a produção do material cresce de forma alarmante. Nos próximos dez anos, a produção e o consumo de plástico no mundo devem duplicar.

As pesquisas apontam ainda que 95% do material é desperdiçado por descarte inadequado. Após a primeira utilização, o equivalente a 13 bilhões de toneladas por ano são despejadas nos oceanos.

Por causa deste descarte, 90% das aves marinhas têm derivados de plásticos em seus estômagos. Segunda a pesquisa, 100% das tartarugas que foram analisadas tinham em seu conteúdo estomacal algum tipo do material deste tipo.

Os humanos também sofrem impactos como a diminuição da produção de peixes, que podem afetar as atividades de comunidades que dependem exclusivamente da pesca para a sobrevivência.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.