MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pescadores de Arraial do Cabo resgatam grande quantidade de lixo na Praia Grande; veja o vídeo

Descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental; entenda

Por Rômullo Espíndola
05/02/24 - 16:51
Pescadores de Arraial do Cabo resgatam grande quantidade de lixo na Praia Grande; veja o vídeo Prefeitura aproveitou para fazer um alerta sobre o caso | Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma grande quantidade de lixo foi retirada do mar por pescadores de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

O caso triste e preocupante ocorreu no sábado, 3, enquanto os trabalhadores faziam o cerco a um cardume na Praia Grande.

Nas redes sociais, a administração municipal publicou um vídeo que mostra o momento da 'pesca' com a enorme quantidade de lixo sendo recolhida pelos pescadores.

A prefeitura aproveitou para fazer um alerta sobre o caso:

Gostaríamos de lembrar a todos que não é o mar que produz esse lixo. Somos nós, seres humanos. E como seres humanos parece que esquecemos que o meio ambiente não é um cenário descartável, mas sim a base de toda a vida.

A ação dos pescadores começou assim que os pescadores viram o lixo no mar durante o trabalho. Assista abaixo o vídeo que mostra o momento em que o material foi recolhido:

O município lembrou ainda que a responsabilidade de preservar o ambiente vai além das equipes de limpeza, que atuam diariamente a partir das 4h30. "É preciso a colaboração de todos para assegurar um mar limpo".

Para o secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, esse tipo de descarte pode impactar negativamente não apenas o mar, mas também a toda a fauna marinha e até aos seres humanos:

Esse material [lixo recolhido pelos pescadores] recebeu o destino correto, mas ressaltamos que plástico, garrafas de vidro e embalagens não pertencem ao oceano, e o descarte inadequado pode impactar toda a cadeia animal, eventualmente afetando a nós mesmos.

Questionada, a prefeitura não informou a quantidade exata do lixo recolhido na Praia Grande nesse fim de semana.

O Artigo 54 da Lei 9.605 enfatiza que provocar poluição de qualquer natureza, em níveis tais que resultem em danos à saúde humana, causar a morte de animais ou destruir significativamente a flora, pode resultar em reclusão de um a cinco anos.

A prefeitura lembra que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas à Secretaria do Ambiente e Saneamento via WhatsApp: (22) 99936-1255.

No ano passado, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, em parceria com a prefeitura da cidade, lançou o projeto Lixo Fora D’água na Praia Grande.

A iniciativa, que faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, tem como objetivo conscientizar a população sobre a questão do lixo marinho, engajar as comunidades costeiras em práticas sustentáveis.

O intuito é também de coletar dados em relação à quantidade e tipo de resíduos encontrados nas praias locais. A iniciativa busca entender e mitigar os problemas ambientais específicos enfrentados em Arraial do Cabo.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.