MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Número de resgate de tartarugas entre litoral da Região dos Lagos e Norte Fluminense é o maior do Brasil

Pinguins também estão no levantamento de animais encontrados pelo Projeto de Monitoramento de Praias; veja os dados

Por Franklin Vogas
17/09/21 - 10:30
Resgate de tartarugas entre litoral da Região dos Lagos e Norte Fluminense é o maior do Brasil Projeto de Monitoramento de Praias, executado pela Petrobras, realiza soltura de tartaruga marinha no Rio | Foto: Divulgação/Econservation (Agência Petrobras)

Um levantamento realizado pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), executado pela Petrobras, registrou este ano, entre os meses de janeiro a agosto, a presença de 1.655 animais no trecho entre o litoral dos municípios de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

Tartarugas no RJ

As regiões do estado do Rio, que incluem as cidades de Armação dos Búzios e Cabo Frio, foram os locais com maior incidência de tartarugas marinhas resgatadas no litoral brasileiro. Segundo o levantamento, foram 1.296 tartarugas marinhas encontradas neste período.

De acordo com os pesquisadores, o litoral norte do Rio de Janeiro é uma das áreas prioritárias para a reprodução da espécie Caretta caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda.

Tartarugas chegam ao litoral do Rio para reproduzir Tartarugas chegam ao litoral do Rio para reproduzir | Foto: Divulgação/Caio Salles (Agência Petrobras)

Resgate de pinguins no estado

Os pinguins também foram destaque nos dados nacionais. Entre a Regiões dos Lagos e o Norte Fluminense, 36 pinguins foram resgatados, ainda segundo o levantamento.

O trecho entre Arraial do Cabo e São Francisco de Itabapoana faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias BC/ES, que monitora a costa fluminense até o município de Conceição da Barra, no estado do Espírito Santo.

Dados nacionais

Ao todo, foram encontrados 12.838 animais nas praias do litoral brasileiro.

Praticamente a metade, 6.120, foram tartarugas marinhas. No Brasil, ocorrem cinco das sete espécies existentes, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. Em muitos casos, elas são encontradas machucadas por algum petrecho de pesca ou debilitadas por ingestão de lixo.

Os pinguins-de-magalhães também são destaque na pesquisa, com 3.393 animais registrados até o momento. Santa Catarina é o estado com maior incidência, com 2.421 pinguins encontrados. Comuns nas Ilhas Malvinas, Argentina e Chile, estes animais realizam anualmente movimentos migratórios sazonais para o Brasil, entre os meses de junho e novembro.

Sobre os PMPs

Projeto de Monitoramento de Praias atua na reabilitação de pinguinsProjeto de Monitoramento de Praias atua na reabilitação de pinguins | Foto: Divulgação/Agência Petrobras

As equipes dos PMPs atuam diariamente e todos os animais marinhos encontrados mortos ou debilitados são avaliados. Quando necessário, são encaminhados para o atendimento veterinário.

Estruturados e executados pela Petrobras para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, os PMPs constituem o maior programa de monitoramento de praias do mundo. Atualmente, a estatal mantém quatro PMPs que atuam em dez estados litorâneos, acompanhando mais de três mil quilômetros de praias em regiões onde a companhia atua.

A Petrobras informou ainda que investe em projetos e ações para ampliar o conhecimento, conservação e recuperação da biodiversidade. O monitoramento é fiscalizado pelo Ibama e compreende o registro, resgate, necropsia, reabilitação e soltura de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, contribuindo com as políticas públicas para a conservação da biodiversidade marinha.

Telefone para resgate de animal marinho

Os PMPs trabalham em parceira com diversas organizações científicas e com as comunidades locais. Quem quiser também pode participar, basta acionar as equipes ao avistar um animal marinho vivo ou morto no litoral do Rio. Confira o telefone para resgate na Região dos Lagos:

  • PMP - BC/ES (RJ): 0800-0262828

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.