MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Núcleo do Parque Estadual dos Três Picos será inaugurado em Teresópolis

Empreendimento de quase 4 mil metros quadrados utiliza conceitos de arquitetura e construção sustentáveis

Por Talitha Santos
06/07/21 - 08:27
Núcleo do Parque Estadual dos Três Picos será inaugurado em Teresópolis Novo espaço do Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis, conta com conceitos sustentáveis na arquitetura e construção | Foto: Divulgação/Inea

Nesta terça-feira, 6, será inaugurado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a subsede Vale da Revolta do Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

De acordo com os órgãos ambientais, o espaço no município da serra fluminense amplia a conservação ambiental da Mata Atlântica e será mais um equipamento turístico da cidade com potencial para gerar empregos na região.

Em uma área total de 3.811 metros quadrados, a Seas e o Inea construíram a sede administrativa, o centro de visitantes, o espaço para apoio ao lazer, a casa do pesquisador, o alojamento de guarda-parques, o camping, o estacionamento e os banheiros.

Há ainda previsão de criação de um restaurante, além de trilhas para diferentes tipos de público, mas ainda sem data para serem estabelecidos.

Localizado na antiga Fazenda Vale da Revolta, o projeto do novo espaço do parque conta com conceitos sustentáveis na arquitetura e construção, como aproveitamento de energia solar por meio de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva.

Junto à inauguração das obras, a Seas e o Inea realizam também a entrega de crachás aos condutores de visitantes do Parque Estadual dos Três Picos e da Área de Proteção Ambiental Estadual da Bacia do Rio Macacu que participaram das oficinas de recredenciamento. Ao todo, foram contemplados 22 condutores, residentes nos municípios de Teresópolis e Cachoeiras de Macacu. O credenciamento tem validade de 2 anos e permite aos condutores o exercício de suas atividades profissionais dentro das unidades de conservação.

Sobre o parque

Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.

Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.