MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo ganha mais uma unidade de conservação ambiental reconhecida pelo Inea

Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) fica na região da Caledônia

Por Alice Wandrofski
29/02/24 - 08:50
Nova Friburgo ganha mais uma unidade de conservação ambiental reconhecida pelo Inea Em junho do ano passado, foi lançada uma consulta pública para a realização do reconhecimento | Foto: Reprodução/Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reconheceu mais uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A reserva ‘El Shammah’ possui, aproximadamente, seis hectares e está localizada na região da Caledônia, em uma área ligada ao Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Inea.

As reservas contribuem para a proteção da biodiversidade e dos recursos naturaisAs reservas contribuem para a proteção da biodiversidade e dos recursos naturais | Foto: Reprodução/Inea

Em junho do ano passado, foi lançada uma consulta pública para os interessados manifestarem suas opiniões em relação ao reconhecimento da nova reserva.

Na época, o Portal Multiplix noticiou o processo de aprovação.

O presidente do Inea, Philipe Campello, falou sobre a importância ambiental dessa região.

A área da RPPN 'El Shammah' protege importante remanescente de Mata Atlântica, abriga uma rica biodiversidade e recursos hídricos importantes para a região, além de proporcionar a manutenção de serviços ecossistêmicos.

A área abrange uma rica biodiversidade e importantes recursos hídricos para a regiãoA área abrange uma rica biodiversidade e importantes recursos hídricos para a região | Foto: Reprodução/Inea

Em relação à fauna da área, algumas espécies presentes são a onça-parda (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardo pardalis) e o gato-mourisco (Puma yagouarondi) - todas ameaçadas e classificadas como 'vulnerável'.

Entre as espécies de flora nativa, são encontradas o pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifólia), e o xaxim (Dicksonia sellowiana), ambas classificadas como 'em perigo'. A palmeira-jussara (Euterpe edulis) é considerada 'vulnerável'. Essas três também estão em situação de ameaça.

De acordo com o Inea, com o reconhecimento definitivo da 'El Shammah, Nova Friburgo conta agora com 19 reservas. A Região Serrana tem cerca de 45 RPPNs.

O Instituto destacou à reportagem a relevância das unidades:

A importância dessas reservas é significativa, se considerarmos sua contribuição com a proteção da biodiversidade, dos recursos naturais, a manutenção dos serviços ecossistêmicos, o fortalecimento de corredores ecológicos e o auxílio na conectividade da paisagem.

Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN)

Com a ‘El Shammah’, a área de Mata Atlântica protegida no estado do Rio pelas reservas particulares chega a aproximadamente 9.288 hectares, distribuídos por 34 municípios.

A RPPNs são criadas por iniciativas de seus proprietários, que podem iniciar o processo junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI). O reconhecimento não tem prazo final, sendo definitivo.

As reservas são consideradas unidades de conservação de proteção integral quando reconhecidas pelo órgão ambiental estadual.

De acordo com o decreto nº 40.909 de 2007 do governo do Rio, nessas áreas são permitidas somente a realização de atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica.

O Inea informou que não há qualquer repasse direto de verba do estado para uma RPPN. Porém, o dono da propriedade pode cobrar pelos serviços de apoio à visitação, oferecidos por ele ou terceiros, e pelo uso do espaço.

O objetivo dessas unidades é a preservação da diversidade biológica, das paisagens notáveis e também de locais que apresentem elevado valor histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.