Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mariposa do imperador, uma das maiores do mundo em envergadura de asas, é vista em Nova Friburgo

Espécie, que habita trechos de floresta, foi flagrada no Parque Estadual dos Três Picos

Por Rômullo Espíndola
Com informações do Inea
12/05/25 - 11:23
Mariposa do imperador, uma das maiores do mundo em envergadura de asas, é vista em Nova Friburgo Mariposa impressiona pelo tamanho das asas em comparação à mão do profissional que fez o registro | Foto: Reprodução/Rominique Schimidt (Inea)

Uma das maiores mariposas do mundo em envergadura de asas, a Thysania agrippina foi registrada recentemente no Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Popularmente conhecida como bruxa branca ou mariposa do imperador, a espécie pode ser encontrada em trechos altamente conservados de floresta tropical, como na Amazônia e Mata Atlântica, essa segunda, presente em diversos pontos do estado do Rio.

Mesmo com o porte grande, a mariposa consegue se camuflar nas árvores devido às cores branca e cinza. Outra curiosidade é a sua estratégia de defesa, conforme explicou o Inea em nota:

A espécie tem um poderoso sistema auditivo que lhe permite captar os sinais ultrassônicos emitidos por morcegos, seus predadores naturais, e assim fugir.

Mesmo com o porte grande, a mariposa consegue se camuflar nas árvoresMesmo com o porte grande, a mariposa consegue se camuflar nas árvores | Foto: Reprodução/Rominique Schimidt (Inea)

No Parque Estadual dos Três Picos, a mariposa do imperador foi fotografada pelo coordenador do Núcleo de Montanhismo da unidade de conservação, Rominique Schimidt, em área do parque que fica em Nova Friburgo.

Sobre o parque

Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.

Além do núcleo mais recente, inaugurado em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

Segundo o Inea, o parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.