MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições abertas para o segundo encontro dos criadores de abelhas do estado do Rio

Evento online acontece no próximo dia 22 de maio. Objetivo é alavancar a apicultura em toda a região

Por Paula Winter
19/05/21 - 13:35
Inscrições abertas para o segundo encontro dos criadores de abelhas do estado do Rio Encontro celebra também o Dia do Apicultor | Foto: Banco de Imagem

O Centro Universitário de Valença (UNIFAA), em parceria com a Associação de Apicultores do Rio de Janeiro (API-Rio), promove o II Encontro dos Criadores de Abelhas do Estado do Rio de Janeiro. O evento online acontece no dia 22 de maio e as inscrições estão abertas.

De acordo com a organização, o objetivo é alavancar a apicultura no estado e celebrar o Dia do Apicultor, que acontece também no dia 22. O encontro é voltado aos alunos dos cursos de Ciência Biológicas – Medicina Veterinária da UNIFFA, alunos do Ensino Médio técnico de todo o território fluminense, além de profissionais e empresários da cadeia produtiva apícola.

Na programação, palestra com Lucas Raad, mestre em entomologia (UFV), apicultor há mais de 20 anos e hoje desenvolve trabalhos com melhoramento genético, produção e comercialização de rainhas.

E com José Alexandre Abreu, empresário, responsável por uma das maiores exportadoras brasileiras de própolis, mel e extratos fitoterápicos, abrangendo mais de 20 países.

Os participantes ganharão certificado após a participação no encontro.

Importância da apicultura

O Dia do Apicultor quer aumentar o debate e a conscientização sobre o papel fundamental das abelhas na cadeia alimentar.

A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas. Na busca do pólen, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Este processo é indispensável, pois é através dele que cerca de 80% das plantas se reproduzem.

Dessa forma, além da abelha conseguir seu alimento, a agricultura se beneficia da polinização, que amplia sua produtividade e garante frutos com mais qualidade e, assim, com maior valor de mercado.

“Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”, alertava o físico teórico alemão Albert Einstein.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.