MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do RJ veta projeto sobre criação do Monumento das Dunas do Peró, em Cabo Frio

Governador em exercício, André Ceciliano, destaca que medida é de responsabilidade do Poder Executivo

Por Mateus Marinho
19/11/21 - 16:39
Governo do RJ veta projeto sobre criação do Monumento das Dunas do Peró, em Cabo Frio Praia do Peró possui 7,2 Km de extensão | Foto: Ernesto Galiotto

O governo estadual vetou nesta semana o projeto de criação do Monumento Natural Estadual das Dunas do Peró, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB). O veto foi assinado pelo governador em exercício, André Ceciliano (PT), que substitui Cláudio Castro, que está em viagem ao exterior.

O governador em exercício argumentou que as unidades de conservação devem ser criadas por atos do Poder Executivo, e não por meio de leis do Poder Legislativo. A decisão volta agora para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que pode confirmar o veto ou derrubá-lo por maioria simples.

Ceciliano explicou as razões do veto, destacando que as medidas propostas pelo projeto de Minc acabam por adentrar na função típica do Poder Executivo:

"Eis que definem com exatidão as tarefas a serem realizadas, impondo novas obrigações aos órgãos estaduais, desconsiderando a competência técnica dos mesmos para implementar estudos prévios definidores da política ambiental protetiva pretendida com a criação do monumento natural".

Vale destacar que as dunas estão dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil. Apontadas como uma das principais concentrações de dunas da região sudeste do Brasil, as Dunas do Peró possuem relevância natural e turística para toda a região.

As dunas ficam localizadas na Praia do Peró, que tem 7,2 km de extensão. A praia também conta com a Bandeira Azul (selo internacional de qualidade).

Autor do projeto, o deputado Carlos Minc lamentou o veto. Ele disse que a delimitação do Monumento Natural das Dunas do Peró foi balizada, segundo o projeto de lei, por estudo técnico e fundamentado. Ele espera que o veto seja derrubado pela Alerj:

“O objetivo do projeto é garantir a preservação permanente da área de dunas. A proposta proíbe a criação de parques eólicos ou solares na região, bem como a extração de areia. Já a coleta de plantas e animais será permitida somente para utilização em projetos de revegetação de áreas protegidas. O monumento não impactará os empreendimentos com licenças já expedidas e que não tenham sido suspensas por determinação judicial”, afirmou o parlamentar.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.