MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Praia de Cabo Frio tem renovação do selo Bandeira Azul; Búzios também tenta certificação

Praia do Peró vai para o seu 4º ano consecutivo com o selo de excelência ambiental

Por Mateus Marinho
04/10/21 - 14:49
Praia de Cabo Frio tem renovação do selo Bandeira Azul; Búzios também tenta certificação Praia do Peró irá para o 4º ano com o selo Bandeira Azul | Foto: Divulgação/Prefeitura Cabo Frio

A Bandeira Azul vai permanecer hasteada em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, pelo 4º ano consecutivo. Isso porque o júri internacional definiu que a praia do Peró, assim como outras 21 praias espalhadas pelo Brasil, irá permanecer com o selo de certificação ambiental e sustentável na temporada de 2021/2022.

A cerimônia de entrega das bandeiras acontece no fim do ano. A praia do Peró é a única no mundo onde a Bandeira Azul foi conquistada a pedido da comunidade. O pedido foi feito pelos Amigos do Peró, entidade que luta pela preservação da orla da praia e do meio ambiente como um todo no bairro do Peró.

Búzios inicia processo de certificação

Praia do Forno tenta certificação do selo Bandeira AzulPraia do Forno tenta certificação do selo Bandeira Azul | Divulgação/Prefeitura de Búzios

A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, também quer ter uma Bandeira Azul hasteada em seu território. Para isso, o balneário iniciou nesta segunda-feira, 4, o processo de certificação com a coleta de água da praia do Forno para análise.

A equipe da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo (Seapur) fez a coleta de amostras de água pela manhã. Um dos principais critérios de avaliação do certificado é a qualidade de água. Ao todo, serão mais de 80 amostras coletadas e analisadas até maio de 2022.

O programa Bandeira Azul

O selo Bandeira Azul é um certificado internacional de qualidade ambiental mais respeitado do mundo. Ele premia a boa gestão de praias e marinas por todo o planeta.

Para conseguir a certificação, cada praia deve atender uma série de critérios como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, seguranças e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

Todos esses critérios devem ser atendidos e mantidos de forma contínua. Tanto é que uma comissão do Bandeira Azul avalia anualmente se cada praia contemplada está mantendo os padrões exigidos.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade e gestores públicos quanto à necessidade de proteger o meio ambiente.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.