MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Nacional da Mata Atlântica traz reflexões sobre importância da preservação do meio ambiente

Atividades em referência à data serão realizadas no fim de semana em Teresópolis; veja outros exemplos positivos na Região Serrana do Rio

Por Natalia Amorim
27/05/22 - 10:09
Dia Nacional da Mata Atlântica traz reflexões sobre importância da preservação do meio ambiente A Mata Atlântica é a floresta tropical mais ameaçada do planeta, atualmente | Foto: Banco de imagem

A Mata Atlântica é um bioma rico em biodiversidade, apresenta grande variedade de espécies de animais e vegetais, sendo algumas dessas endêmicas, que são apenas dessa área. O ciclo da vida segue, ano após ano, silencioso, mas o ecossistema está ameaçado pelo ser humano.

Atualmente, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica. Desses remanescentes, cerca de 80% estão localizados em áreas privadas.

Felizmente, algumas iniciativas de organizações sem fins-lucrativos e de proprietários de áreas privadas chamam a atenção neste cenário e merecem destaque no Dia da Mata Atlântica, celebrado nesta sexta-feira, dia 27.

Como exemplo, vale citar a fazenda orgânica Vale das Palmeiras, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. De propriedade do ator Marcos Palmeira, que atualmente interpreta José Leôncio, um dos principais papéis da novela Pantanal, da TV Globo, a localidade terá mais de 1.300.000 metros quadrados recuperados pelo Instituto Terra de Preservação Ambiental, ITPA.

Marcos Palmeira falou sobre esse trabalho de preservação nas suas redes sociais:

Isto significa que serão mais de 200 mil árvores, entre plantadas e regeneradas no local, que já possui duas reservas particulares do patrimônio natural (RPPN). O plantio será feito com espécies nativas da Mata Atlântica, como palmito-jussara, jequitibá, aroeira, pau-ferro, entre várias outras.

O ITPA, quem fará este trabalho, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que há 20 anos já restaurou e segue conservando mais de 100 mil hectares nativos de Mata Atlântica - considerada a floresta tropical mais ameaçada do planeta.

Outro exemplo que também merece aplausos no marco desta data é a Reserva Caiuá, que está em Nova Friburgo, também na Região Serrana do Rio, e já foi tema de reportagem aqui no Portal Multiplix, em março deste ano.

A propriedade fica no distrito de Mury e inicialmente teria como único fim servir como área para descanso e lazer em família. Porém, a ideia mudou quando o casal dono do local decidiu compartilhar as belezas naturais do lugar com quem quisesse visitar.

Todo visitante que chega a Reserva Caiuá planta uma muda nativaTodo visitante que chega a Reserva Caiuá planta uma muda nativa | Foto: Reprodução/ Portal Multiplix

São 11 hectares de Mata Atlântica preservada. Desde 2020, o terreno é uma RPPN. A iniciativa permite transformar a propriedade em uma espécie de parque público, mas a terra continua privada. Isso garante o uso dessas áreas para o ecoturismo e pesquisas científicas. A contrapartida é a garantia da preservação de espécies como o palmito-jussara, por exemplo, que está ameaçado de extinção.

Atividades em comemoração à data neste fim de semana

Teresópolis irá promover no próximo domingo, 29, uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica.

Entre as atividades para crianças de 4 a 10 anos estão brincadeiras com tintas e barros naturais, histórias na floresta e trilhas sensoriais, das 10h às 12h, na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanha de Teresópolis. A entrada é gratuita.

O projeto Floresta Escola é uma experiência que oferece às crianças a oportunidade de conexão com a natureza em suas diferentes dimensões: na relação com o ambiente que as cerca e no estreitamento do vínculo com o outro.

Nesse cenário, surge uma nova percepção ao tocar a terra, sentir o vento no rosto, o cheiro da mata, a água nos pés, o toque nos pés ao subir nas pedras, conhecimentos de diferentes insetos, enfim, a descoberta de pequenos grandes tesouros.

Nas vivências, são propostas dinâmicas e brincadeiras que potencializam a relação criança e natureza e o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, intelectuais e físicas, num espaço de liberdade, dentro de limites e acordos claros, previamente estabelecidos.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.