MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aremac solicita delimitação de área de pesca na Ilha de Cabo Frio

Controle do desembarque de turistas no local também foi reivindicado

Por Redação Multiplix
13/07/21 - 13:18
Aremac solicita delimitação de área de pesca na Ilha de Cabo Frio A Aremac realiza ações permanentes de monitoramento da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo | Foto: Divulgação/Aremac

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac) encaminhou um ofício na última sexta-feira, 9, à Capitania dos Portos em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, com um pedido para que sejam colocadas boias de marcação com uma distância mínima de 150 metros para que embarcações de turismo não possam se aproximar da praia da Ilha de Cabo Frio, onde se localiza a área de pesca.

A proposta pede que as embarcações passem para a Fenda de Nossa Senhora, nos limites das regiões onde ficam os pesqueiros das canoas. A reivindicação foi encaminhada à Aremac pela Associação de Pescadores Artesanais de Canoas de Rede (Apescarpa), que reúne a categoria de beneficiários da RESEXMar, na região da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo.

Há também o pedido para que seja feito o controle do acesso de turistas na praia da Ilha de Cabo Frio durante os horários em que tenham atividades de pesca no local, o que, segundo os pescadores, ajudará a evitar o desvio da rota de cardumes. Os beneficiários justificam o pedido dizendo que o controle rigoroso das atividades turísticas no local, no período da pandemia, resultou em pesca abundante.

Os pescadores da Praia dos Anjos temem que, com a flexibilização do turismo náutico para os próximos meses, sejam grandes os danos financeiros provocados aos profissionais da pesca de canoa com redes artesanais, caso os limites de atividades pesqueiras e turísticas não sejam muito bem definidos. A reivindicação original foi encaminhada em 24 de julho de 2020, também por intermédio da Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo.

“O que nós solicitamos é que os órgãos públicos responsáveis pela administração e fiscalização das atividades na RESEXMar determinem as regras de convívio entre todos os beneficiários, para que todos possam trabalhar sem interferir no ecossistema da Reserva Extrativista Marinha. A Aremac está atenta e vai cobrar das autoridades o cumprimento à risca do Plano de Manejo da RESEXMar, denunciando sempre as omissões e desrespeito à legislação, seja por quem for”, disse o presidente da Aremac, Eraldo Cunha.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.