MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Jovem friburguense é premiada em competição de educação nesta quarta-feira na Irlanda

Adolescente concorreu na categoria ‘Vlog’. Por meio de um vídeo, ela contou como foi a sua experiência curricular em uma empresa multinacional de Dublin, capital do país europeu

Por João Pedro Aguiar Moreira
10/05/23 - 15:50
Jovem friburguense é premiada em competição de educação nesta quarta-feira na Irlanda Ana Beatriz recebe premiação em evento realizado nesta quarta-feira, 10, na Europa | Foto: Arquivo pessoal/Ana Beatriz Rutledge

A adolescente Ana Beatriz Rutledge, natural de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, conquistou o primeiro lugar no concurso AIB Careers Skills 2023, em Dublin, capital da Irlanda. Ela foi a primeira colocada na categoria ‘Vlog’.

Em um vídeo de aproximadamente quatro minutos, a brasileira relatou a sua experiência em uma empresa multinacional, destacando os desafios enfrentados, os principais aprendizados e a atenção especial que recebeu da equipe da empresa.

O evento de premiação aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, e contou com a presença de autoridades locais, incluindo a ministra da Educação da Irlanda, Norma Foley.

O diplomata Rafael Luz, primeiro-secretário da Embaixada Brasileira na Irlanda, também compareceu à cerimônia. Ele falou ao Portal Multiplix sobre a conquista da friburguense:

Hoje, cerca de 70 mil brasileiros vivem na Irlanda, sendo assim a segunda maior comunidade de imigrantes do país. Esse prêmio da Ana é um símbolo dessa presença brasileira por aqui. Essa conquista também serve de inspiração para brasileiros que moram não só na Irlanda, mas em diversas partes do mundo.

Ana posa junto do primeiro secretário da Embaixada Brasileira na Irlanda, Rafael Luz, e da ministra da educação do país, Norma Foley (à direita) Ana posa junto do primeiro secretário da Embaixada Brasileira na Irlanda, Rafael Luz, e da ministra da educação do país, Norma Foley (à direita) | Foto: Arquivo pessoal/Ana Beatriz Rutledge

Sobre o AIB Careers Skills

A competição faz parte da disciplina de LCVP (Certificação de Conclusão de Programa Vocacional), exclusiva do Ensino Médio, e busca ampliar a experiência curricular dos alunos. Nesta disciplina, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a profissão que desejam seguir.

Durante todo o processo, os alunos são orientados sobre diversas carreiras e programas universitários, fazem trabalhos sobre as áreas de seu interesse, participam de palestras e visitam empresas.

O AIB Careers Skills é promovido pelo governo irlandês em parceria com o banco Allied Irish Banks (AIB) e o site de carreiras 'Careers'.

Uma friburguense na Irlanda

Com apenas 17 anos, Ana Beatriz já viveu em meio a diversas culturas diferentes. A adolescente morou em Portugal e nos Emirados Árabes Unidos, antes de ir para a Irlanda, em 2021. Tudo isso, devido ao trabalho da mãe.

A jovem disse que o início de sua adaptação em solo irlandês não foi muito fácil.

A dificuldade para fazer amizades, somados ao clima frio e a comida diferente, foram alguns dos obstáculos. Assim como a saudade dos parentes que vivem em Portugal e aqui no Brasil.

Apesar disso, ela afirma que sempre conseguiu lidar bem com essas questões e admira a diversidade cultural da Irlanda:

Andando nas ruas por aqui, você escuta línguas faladas no mundo todo e vê pessoas de outras partes do planeta, o que não é tão comum no Brasil. Eu também gosto muito das oportunidades que nós temos aqui, na área da educação. São muitos investimentos direcionados aos adolescentes do Ensino Médio e Fundamental, que faz com que a gente se sinta importante.

Outro ponto interessante citado por Ana em sua vida de estudante na Irlanda é com relação ao sistema educacional do país, que permite aos alunos escolherem algumas matérias pelas quais se interessam:

Aqui nós temos aulas super diferentes, que nos apresentam um mundo de carreiras. Eu, por exemplo, tive aulas de várias línguas diferentes: japonês, irlandês, espanhol, russo, inglês e alemão. Também viajei para vários lugares junto com a escola. Isso ajuda muito na nossa saúde mental e no convívio social.

Irlanda tem um dos melhores indicadores educacionais do mundoIrlanda tem um dos melhores indicadores educacionais do mundo | Foto: Arquivo pessoal/Ana Beatriz Rutledge

Sobre a experiência que a levou a conquistar o AIB Careers Skills, Ana diz que escolheu fazer um vídeo devido ao gosto pessoal. Ao melhor estilo brasileiro, a adolescente se descreve como “uma pessoa muito social e comunicativa”, com facilidade para se mostrar frente às câmeras:

Sou super ativa nas redes sociais. Quando vi que tinha a opção de produzir o Vlog, não tive dúvidas. Fiz e deu super certo!

Sua experiência foi em uma empresa de engenharia de grande porte e, durante o período de estágio, ela pode conhecer escritórios de empresas gigantes do ramo tecnológico, como TikTok e Linkedin.

Competindo contra alunos de toda a Irlanda, Ana foi a única estrangeira a participar da competição, o que trouxe um gostinho ainda mais especial para sua conquista:

Estou realmente muito feliz de ter vencido a competição. Eu sabia que o vídeo estava bom, mas não imaginava vencer. Fiquei feliz porque ganhei um MacBook novinho, mas mais feliz ainda porque minha escola recebeu mil euros de premiação.

Ana e a família estão na Irlanda desde 2021Ana e a família estão na Irlanda desde 2021 | Foto: Arquivo pessoal/Ana Beatriz Rutledge

Quando questionada sobre a sua relação com o Brasil, a jovem, que deseja seguir carreira profissional na área de negócios e tecnologia, declara amor pela terra natal, mas diz não se enxergar voltando ao país neste momento. Ana saiu de Nova Friburgo aos nove anos de idade, em 2015:

Eu estou muito focada em passar para a University College Dublin (UCD), uma das principais universidades da Irlanda. Estou estabilizada aqui e realmente não voltaria a morar no Brasil no momento. No futuro, quem sabe…

Confira o vídeo que deu o prêmio à friburguense clicando aqui.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.