MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

“Jamais vou esquecer Friburgo”! Zico revela carinho pela cidade da Região Serrana

Em entrevista exclusiva ao Portal Multiplix, ex-jogador fala ainda sobre educação e atual momento do futebol brasileiro

Por Matheus Oliveira
23/02/21 - 15:39
“Jamais vou esquecer Friburgo”! Zico revela carinho pela cidade da Região Serrana Zico conversou com a reportagem do Portal Multiplix direto do Japão | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um craque dentro e fora das quatro linhas. Um ídolo do futebol nacional que fora de campo possui as mesmas qualidades e valores que exibia nos gramados e tem uma ligação especial com a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Foi no município que ele conheceu sua esposa, Sandra Carvalho de Sá, começou a namorar e escreveu uma história de amor.

Além disso, preocupado com a educação e com a inserção social através do esporte, ele vai participar da abertura oficial das aulas do primeiro semestre da Universidade Estácio de Sá, que possui unidade em cidades da região, como Nova Friburgo e Teresópolis.

O craque possui uma parceria com a instituição de ensino através da Escola Zico 10.

Falando sobre sua ligação com a cidade serrana, sobre a importância da educação para o Brasil e claro, sobre o momento do futebol brasileiro, ele concedeu uma entrevista exclusiva para o Portal Multiplix, com vídeos enviados direto do Japão, onde atualmente exerce a função de diretor técnico do Kashima Antlers, clube onde encerrou sua carreira de jogador.

Nova Friburgo

O ex-jogador e maior ídolo do Flamengo, onde foi tetracampeão brasileiro, campeão da Libertadores e do Mundial, conheceu sua esposa, Sandra, voltando de viagem de Nova Friburgo para assistir a um jogo do Flamengo quando ainda era juvenil do clube carioca.

“Minha história com Nova Friburgo diz respeito ao amor da minha vida, a Sandra, que eu comecei a namorar voltando da cidade. Ela é irmã da esposa do Edu, meu irmão (também ex-jogador e ídolo do América) e eles foram ver o Flamengo jogar na cidade. Eu não joguei, estava no juvenil do Flamengo. Depois do jogo, eles foram passear e conhecer o município. Na volta, eu vim no banco de trás com ela e começamos nosso namoro ali. Foi no dia 23 de agosto 1970”, revela o Galinho.

Ele conta que dali em diante, iniciou uma história de amor que já dura 50 anos, cinco de namoro e 45 de casados. Eles construíram uma família que conta com três filhos e nove netos (o nono está a caminho).

Fizemos uma vida de compreensão, carinho, amor e respeito. E tudo começou em Nova Friburgo. Então, a linda e bela cidade de Nova Friburgo jamais sairá da minha vida, afirma Zico.

Educação

Além do amor pela família e pelo futebol, em especial pelo Flamengo, o craque possui ainda uma preocupação com a qualidade da educação no país. Assim, ele conta que viu com muito prazer o convite recebido pela Universidade Estácio de Sá, onde possui uma parceria através da Escola Zico 10.

“A parceria da Escola Zico 10 com a Estácio abrange uma série de projetos, principalmente no que tange à divulgação do trabalho que é feito. Temos competições internacionais em que utilizamos estagiários da faculdade e participamos de alguns eventos da universidade. Temos todo um trabalho de marketing da escola feito pela universidade. Atualmente, não tem um projeto específico, mas todos estão satisfeitos e é importante as coisas fluírem bem já que a gente está junto há alguns anos e pretendemos continuar com essa parceria”, declara.

Na esteira dessa parceria, o diretor do Kashima explica que educação e esporte sempre vão andar juntos.

“A educação é o mais importante na nossa vida. Se eu tivesse alguma autoridade para tomar uma atitude, a primeira que teria era dar ênfase à educação. Primeiro, pagaria bem aos professores para que eles não ficassem sobrecarregados e assim pudessem dar uma atenção maior para todos os alunos e turmas que venham a ter”, revela, antes de completar.

“O esporte está sempre ligado à educação porque exige uma série de valores que são importantes para a vida como disciplina, respeito às regras, saber conviver em equipe e saber desenvolver seu lado individual em benefício do grupo. Além disso, todo mundo pode jogar com crenças e raças diferentes. Ele oferece muito isso, especialmente os esportes coletivos. Espero que a gente possa sempre dar ênfase à educação no nosso país”, relata.

Futebol

Das salas de aula para o campo, Zico avalia que o momento do futebol brasileiro não é o melhor em razão da dificuldade de manter os nossos jogadores no país.

“O momento do futebol brasileiro, nós todos sabemos, não é dos melhores. Não individualmente, pois a matéria-prima brasileira continua tendo sucesso na Europa. Os grandes times da Europa quase sempre têm algum brasileiro. E a seleção é formada por esses jogadores. É uma pena que no Brasil as nossas equipes não estejam no mesmo nível dos esquadrões europeus. Basta ver os resultados dos últimos Mundiais de Clubes. Tirando o Flamengo x Liverpool de 2019, os resultados e atuações foram muito abaixo da história do futebol brasileiro”, declara.

Ele destaca que viu uma evolução no estilo de jogo da seleção e que o time pentacampeão do mundo precisa fazer um bom Mundial em 2022, no Catar, para fortalecer o mercado brasileiro.

O ídolo flamenguista e brasileiro demonstrou ainda alegria ao ver seu nome em uma das listas divulgadas pela revista Placar com a seleção brasileira de todos os tempos, em votação realizada por repórteres, comentaristas e narradores do país.

Zico ficou em uma espécie de segundo time e teve 74 votos.

“A gente fica sempre feliz quando vê o nosso trabalho reconhecido. Ainda mais no Brasil que é repleto de jogadores que marcaram a história do futebol mundial. Você ser lembrado é sempre bom. Isto é sinal de que você deixou um legado e eu fico feliz com isso. E estas situações são a recompensa de que todo esforço feito e amor à profissão valeram a pena”, detalha.

Por fim, ele deixou um recado para os moradores da Região Serrana e os seguidores do Portal Multiplix.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.