MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio começam nesta segunda-feira

Interessados em fazer a prova têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro

Por Kessia Coutinho
05/06/23 - 08:23
Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio começam nesta segunda-feira Provas acontecem nos domingos, dias 5 e 12 de novembro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira, 5, em todo país.

Os interessados em realizar a prova têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante.

A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho nas agências bancárias, lotéricas ou via Pix.

As provas serão aplicadas nos domingos, dias 5 e 12 de novembro, com abertura dos portões às 12h. O aluno poderá entrar no local da prova até as 13h e o exame começa a ser aplicado às 13h30.

O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início de maio.

Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.

Os gabaritos das provas objetivas devem ser publicados no dia 24 de novembro, no portal do Inep, e os resultados no dia 16 de janeiro do próximo ano.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

O Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do Exame.

Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.