MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Início do outono tem alerta de chuva extrema em diferentes regiões do estado do Rio

Inmet informou que acumulados podem passar de 100 mm nos próximos dias

Por Alice Wandrofski
19/03/24 - 16:12 | Atualizada em 20/03/24 - 09:35
Início do outono tem alerta de chuva extrema em diferentes regiões do estado do Rio Céu registrado do alto da Caledônia, em Friburgo, na tarde desta terça-feira, 19 | Foto: Reprodução/Giga TV

Os primeiros dias do outono prometem altos índices de chuvas para diferentes regiões do Rio de Janeiro. A estação começa oficialmente à 0h06 desta quarta-feira, 20.

Na quinta-feira, 21, uma frente fria chega ao estado. Ao Portal Multiplix, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destacou a previsão para os próximos dias nas regiões Serrana e dos Lagos:

No dia 21, quinta-feira, prevê-se um tempo quente e abafado nas regiões. Devido a esse ambiente pré-frontal (antes da chegada da frente fria), espera-se chuvas fortes a partir da tarde na Serra e, a partir da noite, na Região dos Lagos, acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento intensas (tempestades), com potencial para trazer impactos nas localidades.

O instituto ainda deu detalhes de que essa frente fria vai avançar sobre o estado na madrugada de sexta-feira, 22, “resultando em uma queda acentuada das temperaturas máximas em relação ao dia anterior”.

À reportagem, o Inmet também falou sobre os altos índices de chuvas esperados para os próximos dias:

Chuvas volumosas em diversas regiões do estado são esperadas, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em alguns pontos, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e enxurradas.

Segundo o Inmet, “o céu vai variar entre nublado a encoberto, com chuva a qualquer momento no fim de semana, principalmente no sábado”.

Climatempo também prevê 'chuva extrema'

A Climatempo também informou que a frente fria chega ao estado no fim desta quinta-feira, 21, trazendo muita chuva, “com potencial para temporais, na Costa Verde, no Sul do estado (região de Resende/Volta Redonda), na Serra e no Grande Rio”.

A previsão é de que a chuva seja frequente e intensa em alguns períodos de sábado, 23, e domingo, 24.

A Climatempo ainda informa que algumas áreas, como a Baixada Fluminense, Litoral Norte e Região Serrana, podem registrar volumes acumulados de 300 mm a 500 mm entre a quinta-feira, 21, e o domingo, 24.

Nós entramos em contato com as Defesas Civis do estado e das principais cidades das regiões Serrana e dos Lagos.

O governo do Rio de Janeiro informou que "a chegada da frente fria provocará chuvas fortes a muito fortes em todas as regiões do estado, acompanhadas de raios e vendavais" e ainda completou:

Os acumulados poderão chegar a 200mm/24h e de forma pontual podem passar de 250mm/24h.

Sobre possíveis medidas a serem tomadas, a Defesa Civil Estadual afirmou que "trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, ao longo de todo o ano, para estabelecer estratégias preventivas e de resposta rápida a possíveis desastres no território fluminense. A preparação para as chuvas envolve toda a estrutura do Estado, que opera de forma alinhada, a fim de garantir a segurança da população fluminense".

A Prefeitura de Nova Friburgo reforçou:

A população friburguense deve ficar atenta aos avisos meteorológicos e aos alertas emitidos pelos órgãos oficiais. Nova Friburgo conta com um eficiente sistema de monitoramento alerta e alarme, com 36 sirenes espalhadas em 24 bairros e distritos da cidade, além de aproximadamente 70 pontos de apoio aptos a receberem a população em caso de ocorrências.

Além disso, o governo municipal destacou o sistema de 'Alerta via SMS' para usuários cadastrados.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 e, no campo da mensagem, escrever o CEP de onde mora. Comunicação simples, rápida e eficaz, compatível com qualquer aparelho celular, sem necessidade de acesso à internet. Em casos de emergência a Defesa Civil de Nova Friburgo pode ser acionada pelo telefone 199.

Ainda na Serra, a Defesa Civil de Teresópolis informou que "segue monitorando a chegada da frente fria e que, havendo mudanças, vai informar a população".

Ainda diante da previsão de chuvas intensas, a Prefeitura de Cabo Frio disse que acompanha os índices:

Fazemos a previsão do tempo diariamente e além de divulgá-la emitimos os avisos e alertas quando necessário, em todas as plataformas e nos grupos de WhatsApp.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.