MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Historiadores lançam livro sobre a história do Nova Friburgo Country Club

"Os Sócios: herdeiros de um sonho” conta a história dos 60 anos do clube friburguense. Livro faz parte de uma série de três obras

Por Matheus Oliveira
03/08/18 - 17:06
Historiadores lançam livro sobre a história do Nova Friburgo Country Club Luiz Fernando Folly e Vanessa Melnixenco são os responsáveis por resgatar memórias de um dos clubes mais tradicionais da Região Serrana. | Foto: Altair Braga / Divulgação

Visando resgatar a memória de um dos clubes mais tradicionais da cidade, o Nova Friburgo Country Club, os historiadores Vanessa Melnixenco e Luiz Fernando Folly, lançam neste sábado, dia 4 de agosto, durante o Festival de Queijos e Vinhos, a partir das 21h, o terceiro livro do projeto Memória do Nova Friburgo Country Clube, intitulado “Os Sócios: herdeiros de um sonho”.

“Em 2010, através do projeto Memória do Nova Friburgo Country Clube, demos início ao resgate e à preservação da história do Clube e da propriedade. O primeiro fruto do nosso trabalho foi a publicação do livro Chácara do Chalet: pequena história de um sonho. De lá para cá, nos aprofundamos nas pesquisas e expandimos nossos conhecimentos sobre essa história. Com o advento do aniversário de 60 anos do Clube, vimos que seria um bom momento para tornar público esse trabalho e compartilhá-lo com os sócios, verdadeiros patrocinadores desse resgate”, contou Vanessa.

O terceiro livro da série foi antecedido por dois trabalhos anteriores. O primeiro se chama Os Clemente Pinto: sob as asas da águia, sobre a história da família do Barão de Nova Friburgo, e a segunda obra tem o nome de Os Guinle: do veraneio na serra à utopia do paraíso. O livro inicialmente será um presente para os associados e em breve será vendido na secretaria da instituição.

A escritora comentou ainda sobre os motivos que levaram os autores a dividir a obra e qual diferença desta última parte da série das publicações anteriores.

“Seguindo a ordem cronológica, o terceiro e último livro é dedicado exclusivamente à história do Nova Friburgo Country Clube e seus 60 anos de existência. O primeiro volume trata a respeito do início da propriedade, com o Barão de Nova Friburgo e a família Clemente Pinto, e o segundo livro conta a história da família Guinle, segunda proprietária do Parque São Clemente. Assim, os três livros são interligados por serem três momentos distintos da história do Parque São Clemente”, revelou.

“Tais publicações são um presente do Nova Friburgo Country Clube para todos os seus associados, não somente para esclarecer fatos por vezes difundidos equivocadamente, mas, principalmente, para despertar o sentimento de pertencimento do sócio a uma história que vai além do clube e que o enaltece. Os livros contam com um formato inspirado no modelo de guias turísticos, a fim de permitir um manuseio simples e confortável. O objetivo é induzir o sócio a praticar sua flânerie pelas alamedas do Clube com o exemplar em mãos, desfrutando da paisagem singular e absorvendo a história através de uma leitura prazerosa e sensitiva”, declarou.

Ela também detalhou que histórias serão reveladas para os leitores associados e que houve dificuldade em encontrar vestígios fotográficos.

“O Nova Friburgo Country Clube, com seus 61 anos de existência, é um dos clubes mais tradicionais do país e ponto de referência cultural e sentimental para os friburguenses, mas poucas pessoas conhecem a sua história, sobretudo a mais recente. Portanto, acredito que muitas coisas relatadas no livro serão fatos curiosos para os leitores, por exemplo, como o NFCC surgiu, as primeiras festas e os personagens dessa história. Tivemos certa dificuldade para encontrar vestígios iconográficos, ou seja, fotografias e imagens para ilustrar o início da história do Clube, mas a nossa maior dificuldade foi o tempo, por conta do prazo para finalização dos trabalhos”, revelou.

Vanessa Melnixenco destacou ainda a importância de se preservar a história do Country Club e, consequentemente, de Nova Friburgo.

“A história é esquecida se não preservada. Muito já se perdeu sobre o conhecimento do passado, mas o Nova Friburgo Country Clube tem tomado a bela iniciativa de resgatar suas origens, a fim de que a memória de mais de cento e cinquenta anos de sua propriedade seja conservada e transmitida ao porvir. Coincidentemente, os 60 anos do NFCC foram comemorados durante o período de festejos dos 200 anos de Nova Friburgo. Sem dúvida, datas comemorativas são motivações para resgatar a história, mas também, uma responsabilidade com a memória dos que dedicaram suas vidas no passado e, também, um comprometimento para com as gerações futuras”, contou.

Por fim, ela relatou o entrosamento e a parceria com o Luiz Fernando Folly.

“Conheço o Luiz Fernando há oito anos e sempre trabalhamos juntos. Portanto, escrever o livro com ele foi uma experiência muito tranquila e prazerosa. Essa foi a segunda vez que dividimos a autoria de um livro. A primeira oportunidade foi com a publicação da obra “Chácara do Chalet: pequena história de um sonho”, revelou.

Festival de Queijos e Vinhos

O Festival de Queijos e Vinhos acontece no Nova Friburgo Country Club, a partir das 21h do próximo domingo. O evento será propício para quem desejar espantar o frio com vinhos selecionados, Mesa de Queijos e Frios, Mousse Gourmet, pães artesanais e buffet liberado. A atração musical fica por conta da banda Sonzera Clube. Os ingressos custam R$ 120,00 (sócios) e R$ 150,00 (não sócios).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.