MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Frases homofóbicas escritas em muro de prefeitura e outros imóveis de Cabo Frio são apagadas

Imagens de câmeras de segurança são analisadas pela polícia para identificar autores

Por Déborah Carvalho
24/06/22 - 15:33
Frases homofóbicas escritas em muro de prefeitura e outros imóveis de Cabo Frio são apagadas Frases de teor homofóbico foram cobertas de tinta nesta sexta-feira | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

No mês de combate à homofobia, diversos pontos do centro de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, amanheceram na última quinta-feira, dia 23, com frases contra a população LGBTQIA+. As marcas do preconceito começaram a ser cobertas de tinta na manhã desta sexta.

Os muros da sede da prefeitura da cidade, imóveis próximos e a parede lateral da matriz histórica da Igreja de Nossa Senhora De Assunção foram alvo de vandalismo com frases homofóbicas como "Fora os LGBTs " e "Os LGBTs são inimigos de Deus e da família".

A denúncia foi feita nas redes sociais do ativista LGBTQIA+ e representante do Grupo Iguais, Rodolpho Campbell. A organização emitiu uma nota de repúdio lamentando o ocorrido e destacou que homofobia é crime, assim como esse tipo de vandalismo:

Atos desse tipo são considerados crimes ambientais, nos termos do artigo 65 da lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). E, se levarmos em consideração que até o prédio da prefeitura foi vandalizado, temos então depredação de patrimônio público.

Frases com teor homofóbico foram escritas em diversos prédios da região centralFrases com teor homofóbico foram escritas em diversos prédios da região central | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O caso já foi registrado na delegacia e as imagens do circuito interno da sede da prefeitura estão sendo verificadas.

A prefeitura também se manifestou e informou por meio de nota que, "é contra atos de vandalismo e de caráter discriminatório, bem como manifestações de ódio, contra qualquer pessoa, grupo ou etnia".

O município destacou ainda que a Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ está atenta às violações de direitos da comunidade e já acionou os órgãos competentes para que seja realizada investigação, de forma a identificar os autores das frases, para que os mesmos sejam responsabilizados dentro do que determina a lei.

Homofobia é crime

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal aprovou a decisão que declarações homofóbicas podem ser enquadradas no crime de racismo, com pena de um a três anos, podendo chegar a cinco em casos mais graves.

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

O Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo. A data tem como principal objetivo, a conscientização da população sobre a importância do combate à homofobia e a transfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos, independente da orientação sexual e identidade de gênero.

Nota na íntegra do Grupo Iguais

"A região central de Cabo Frio amanheceu nesta quinta-feira, 23, com diversos prédios e muros da Avenida Nossa Senhora da Assunção até o Canto do Forte, repletos de pichações com os seguintes dizeres: “Fora LGBT” e “LGBTS são inimigos de Deus”. Esse lamentável episódio, além de preconceituoso, é criminoso. É triste, mas todos os dias é necessário que venhamos a público destacar que homofobia é crime e pichar muros com dizeres homofóbicos também.

Além disso, a pichação é considerada crime ambiental, nos termos do artigo 65 da lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). E, se levarmos em consideração que até o prédio da Prefeitura de Cabo Frio foi pichado, temos então depredação de patrimônio público.

Tudo isso para que? Para plantar ódio, discórdia e intolerância. Se esse é o objetivo, quem de fato são os inimigos de Deus? Com certeza não somos nós, os LGBTQIA+ que gastamos o nosso tempo plantando amor, paz e respeito.

É importante frisar que, no dia 13 de junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é crime, enquadrando-se a conduta na Lei de Racismo (nº 7.716/89) e que na próxima terça-feira, dia 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+.

A duras penas temos conquistado espaço e ocupado nossos locais de fala. Com muita luta estamos ampliando nossos direitos e o acesso às políticas públicas para a nossa comunidade. Por essa razão, o Grupo Iguais vem a público repudiar este ato. Já acionamos o poder público municipal, para que medidas sejam tomadas no sentido de identificar os autores das pichações, para que os mesmos sejam responsabilizados, conforme determina a lei."

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.